PRODAM contrata novo link para estabilizar Rede Aura

09/10/2013

A previsão é a de que o novo link esteja instalado até o final de novembro

A PRODAM realizou nesta quinta, dia 10 de outubro, o pregão eletrônico para contratação de serviços de instalação de fibra ótica para fechar o chamado “anel da Rede Aura”, a atual rede de fibras óticas da prefeitura municipal, que interliga vários órgãos da administração pública. A previsão é a de que o novo trecho da rede, que vai interligar o data center da PRODAM na Barra Funda com o POP (Ponto de Presença, na sigla em inglês) do Edifício Martinelli, no centro de São Paulo, esteja instalado e operando até o final de novembro.

Essa ligação fará o fechamento do circuito que envolve os sites da Barra Funda, Pedro de Toledo e do Edifício Martinelli, todo o sistema passa a ter redundância, o que vai proporcionar maior confiabilidade às conexões da administração pública municipal com expressiva redução dos problemas de queda de conexão.

Hoje, a rede liga diretamente o Edifício Martinelli ao site Pedro de Toledo e segue para o site da Barra Funda. Quando ocorre algum problema na rede, a sustentação é transferida para uma rede MPLS, que não possui a mesma capacidade de transmissão de dados e isso provoca lentidão nos sistemas. Com o fechamento desse anel, quando ocorrer algum problema num determinado ponto da rede, o sistema faz a transferência de fluxo para a rede redundante, que garante estabilidade e velocidade de todo o sistema (veja no infográfico como ficará a rede).

Além desta providência no tronco principal da rede, a PRODAM também está ampliando a capacidade dos links de redundância em MPLS para que, em caso de uma falha extrema que cause a interrupção das conexões em mais de um ponto, não ocorra descontinuidade ou lentidão no tráfego de dados que afetem os serviços prestados aos órgãos ligados à Rede.

Segundo Luis Antônio Vale Moura, gerente de Telecomunicações da PRODAM, com a conclusão dos trabalhos “vamos dar maior segurança e confiabilidade à Rede Aura, minimizando as possibilidades de interrupções e solucionando um antigo e recorrente problema que tem afetado as comunicações das secretarias municipais e demais órgãos conectados a esta rede”.