MÃE PAULISTANA

Cuidar da mamãe, do bebê e da família. Esse é o lema do Programa Mãe Paulistana, programa criado para “cuidar”, “amparar”. A Prodam desenvolveu um sistema para apoiar e gerir o programa na cidade de São Paulo.

O Mãe Paulistana é um programa completo que auxilia a mãe em todo período gestacional e após esse período. Garante que a mãe tenha para seu filho uma vaga garantida na creche.

O sistema faz a gestão de todo o histórico da mãe, englobando saúde, educação e mobilidade.
 

Saúde

O que, na prática, significa oferecer atendimento completo em saúde, apoio e acolhimento a todas as gestantes e mães da cidade de São Paulo, sem discriminação.

 

O programa conta com exames de laboratório, ultrassonografia, sete consultas pré-natal e vaga garantida na maternidade. E a vigência do atendimento médico foi ampliada. Agora, ela vai até os dois anos de idade da criança.

 

O Programa Mãe Paulistana tem como objetivo a redução da mortalidade materna e infantil no município de São Paulo, ampliando e qualificando a assistência à gestação, parto e ao recém-nascido e articulando a rede de Atenção Básica, em média e alta complexidade.

 

Educação

Um dos pontos do programa é o Mãe Paulistana Creche, que tem o objetivo de garantir vagas em creches às crianças cujas mães cumpram adequadamente os requisitos do programa. Durante o acompanhamento das consultas do pré-natal, as gestantes podem manifestar interesse na vaga de creche até o 4º mês de gestação e tem a vaga garantida, caso compareçam regularmente às consultas de acompanhamento gestacional.

 

Para garantir a vaga, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta o funcionamento do programa, colhe as informações e as repassa para a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizar o pré-cadastro no sistema Escola Online (EOL) – também desenvolvido pela Prodam - e planejar a garantia da vaga.

 

Mobilidade

A futura mamãe recebe o vale-transporte, se houver necessidade para chegar à Unidade de Saúde para consultas e exames. Todas as gestantes recebem um cartão da SPTrans, cujos créditos são liberados conforme a necessidade de utilização, após avaliação na consulta médica.

 

 

TECNOLOGIA PRODAM DE PONTA A PONTA PARA CUIDAR DA MÃE, DO BEBÊ E DA FAMÍLIA!