GEOSAMPA

O GeoSampa é o mapa digital da cidade de São Paulo. Uma ferramenta estratégica de análise e gestão territorial para a Prefeitura de São Paulo. É um sistema de informação geográfica, catalisando todas as informações territoriais em um único lugar. Além de contribuir para o aumento do município no ranking de dados abertos (Índice FGV).

Este sistema integra e distribui dados geográficos para diversos outros sistemas da PMSP, cuja decisão ou análise baseia-se em gestão territorial.

É a maior coletânea de dados geoespaciais sobre a capital. A plataforma é fundamental para a definição de políticas públicas. O GeoSampa é uma solução tecnológica da Prodam para a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) com o apoio de diversas pastas.

 

+ 350 MAPAS DIGITAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO

REFERÊNCIA MUNDIAL EM GEOPROCESSAMENTO

FUNCIONALIDADES

  • O mapa digital reúne dados georreferenciados sobre mais de 350 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques. Além de áreas estratégicas como lotes fiscais, arborização urbana, e equipamentos públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esportes e lazer.
  • O portal conta com o acesso aos metadados, ferramentas de geoprocessamento e outros dados de interesse aos usuários. A partir do mapa também é possível realizar download de arquivos georreferenciados, mapas, plantas, croquis, imagens de satélite, fotos aéreas e ortofotos.

BENEFICIOS

  • Para o servidor, o sistema tem permitido a redução do tempo de resposta a processos administrativos pelo acesso único e simplificado aos dados.
  • Para o público externo tais como órgãos públicos estaduais e federais, estudantes, empresas, conselhos gestores, organizações não governamentais, comunidades digitais e moradores, viabiliza-se o acesso e a transparência das informações públicas.
  • Para a população é ferramenta imprescindível para pesquisas, estudos técnicos e atividades profissionais com análise geográfica, principalmente, arquitetos-urbanistas, geógrafos, economistas, sociólogos etc.
  • O acesso a um único portal para consulta e aquisição de arquivos geoespaciais em formato aberto permite assim, o acompanhamento dos dados de múltiplos temas em uma única aplicação.