Campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre na capital paulista
Isabel Paiva —
10/08/22 13:31

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, realiza a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 ano até 4 anos e 11 meses, no período entre 8 de agosto e 9 de setembro. Acontece ainda a multivacinação para atualização de caderneta, de crianças e adolescentes com até 15 anos.

A cobertura vacinal contra a pólio vem registrando queda nos últimos anos. Em 2021, a cobertura contra a doença foi de 67%. Com a campanha nacional, a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% das crianças de 1 a 5 anos.

O esquema vacinal contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil, compreende cinco aplicações no total, sendo duas de reforço. As três primeiras doses são feitas com a vacina injetável (Salk) – aos dois meses, quatro meses e seis meses, respectivamente - e as duas últimas com a versão em gotinhas (Sabin). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo, aos 4 anos.

Multivacinação

Na multivacinação, que ocorre nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, seguirão disponíveis todas as vacinas previstas no calendário como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

A vacina meningo C, aplicada na rotina para crianças, também será ofertada durante a campanha para adolescentes de 13 e 14 anos sem comprovação anterior de vacinação.

Vale observar que, a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com demais imunizantes, para as crianças de 3 a 11 anos de idade, ou seja, não é mais necessário o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses.

Dia D

No dia 20 de agosto acontece na cidade o dia D de vacinação, com a abertura de todas as unidades de saúde, além da busca ativa de crianças e adolescentes com carteirinha de vacinação em atraso. De acordo com a Secretaria da Saúde (SMS), no mesmo dia, todas as pessoas que forem às unidades serão convidadas a comparecer às salas de vacina, onde poderão receber as doses previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para localizar a unidade de saúde mais próxima, a população conta com a ajuda do Busca Saúde, solução desenvolvida pela Prodam em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana