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NOTÍCIAS
PRODAM e Inteli firmam parceria para prospecção de produtos
A Prodam-SP e a Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança) firmaram uma parceria para a prospecção de novos produtos voltados à gestão pública. A iniciativa busca criar soluções que utilizem tecnologias avançadas, como inteligência artificial, processamento de linguagem natural e visão computacional. Funcionalidades como a classificação automática de solicitações via IA, um assistente virtual para interações rápidas com os cidadãos, dashboards analíticos para monitoramento em tempo real e recursos de inclusão digital, como IA de voz, estão em desenvolvimento dentro do projeto. Essas inovações têm o objetivo de tornar o atendimento público mais ágil, eficiente e acessível. Um dos resultados esperados dessa iniciativa seria o AtendeAI, um sistema de gestão de atendimento ao cidadão que centraliza, automatiza e otimiza as solicitações recebidas pelas secretarias municipais. A sua implementação está prevista para começar com um MVP (Produto Mínimo Viável). Caso os resultados sejam positivos, a solução poderá atender às necessidades tanto de São Paulo quanto de outros municípios. A parceria entre Prodam e Inteli abre portas para colaborações em projetos relacionados a cidades inteligentes, análise preditiva e automação de processos. Fundada em 2019, a faculdade sem fins lucrativos que se destaca pela inovação e excelência acadêmica. Ricardo Abinader, coordenador do Inspira Sampa, ressalta que a parceria é essencial para aprimorar o desenvolvimento de produtos inovadores, pois a abordagem interdisciplinar e o foco em tecnologias emergentes complementam a expertise da empresa. Segundo ele, essa colaboração possibilita a incorporação de práticas avançadas de IA, análise de dados e automação, garantindo metodologias alinhadas às melhores práticas do mercado. A Prodam já possui histórico de colaboração com a instituição, em um projeto piloto anterior que forneceu importantes aprendizados. Com base nessa experiência, a nova fase da parceria busca um modelo mais estruturado e eficiente com maior integração entre as equipes e metodologias aprimoradas. O Inspira Sampa desempenha papel central nessa iniciativa, promovendo a troca de vivências entre alunos e profissionais da empresa. A participação prática dos alunos com a Prodam permite que novas ideias e abordagens sejam testadas, oferecendo uma formação qualificada que prepara os estudantes para atuar no mercado e potencializa a modernização dos serviços públicos.
São Paulo recebe certificação internacional de Cidade Inteligente com participação da Prodam
No dia 22 de outubro de 2024, São Paulo se tornou a primeira capital brasileira a conquistar o título internacional de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente ao receber certificações Platina e uma Ouro nas normas da ABNT NBR ISO. A entrega dos certificados na Prodam ocorreu em 26 de fevereiro e consolidou o compromisso da administração municipal com inovação, qualidade de vida e sustentabilidade. A empresa teve papel fundamental no processo ao garantir a conformidade dos indicadores tecnológicos da cidade com padrões internacionais. Humberto de Alencar ( Secretário-Adjunto da SMIT), Francisco Forbes (Presidente da Prodam) e Milton Vieira (Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT) (foto de: Marcello Zambrana/SMIT/ASCOM) Concedidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foram avaliadas métricas em diversas áreas da gestão pública. São Paulo alcançou o nível máximo na ISO 37120 (Cidades Sustentáveis – Platina) e na ISO 37123 (Cidades Resilientes – Platina), além de obter o nível Ouro na ISO 37122 (Cidades Inteligentes). A Prodam contribuiu com dois indicadores relacionados à infraestrutura de TI, utilizados pelos entes da Prefeitura Municipal de São Paulo. O ICB - Indicador de Coeficiente de Backup, criado em março de 2024, reflete a relação entre o total de dados armazenados nos recursos da Prodam e a parcela desses dados que possui backup seguro e remoto. O outro é o IDO - Índice de Disponibilidade Operacional que expressa a disponibilidade dos sistemas críticos hospedados no Data Center, com base em dados de monitoramento coletados mensalmente que indicam o percentual de funcionamento contínuo dos recursos de TI utilizados. Segundo Humberto Alencar, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), a certificação reflete o nível de maturidade da gestão municipal e o trabalho realizado pelas secretarias ao longo do último ano. Já Francisco Forbes, Presidente da Prodam, ressaltou que a conquista reafirma a segurança e eficiência dos serviços tecnológicos da empresa prestados à população. Ele destacou que "isso é uma garantia de que São Paulo segue evoluindo como uma cidade cada vez mais tecnológica." "Para a Prodam, foi uma oportunidade de demonstrar seu trabalho na criação de indicadores que otimizam a gestão da infraestrutura de TI da cidade.", disse Igor Orzakauskas Batlle, gerente de Agilidade e Projetos, que representou a Prodam junto à SMIT durante a obtenção da ISO. A certificação internacional fortalece a posição da capital paulista como referência global. Com isso, ampliam-se as oportunidades de investimento e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Concluída com sucesso a migração da Folha de Pagamento dos Pensionista para o SigPec
A Prodam finalizou, no dia 23 de janeiro de 2025, a migração total da folha de pagamento dos pensionistas do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Iprem) para o Sistema de Gestão de Pessoas da Administração Municipal (SigPec). Com início em maio de 2019, o novo sistema de gestão SigPec foi desenvolvido e customizado pela Prodam para gerir o pagamento das pensões por morte de todos os ex-servidores da Prefeitura de São Paulo, do Iprem e outras empresas do município. A partir de agora, todos os pensionistas de Pensão por Morte terão o pagamento pelo SIGPEC, desativando assim, o último cliente que ainda utilizava o sistema de folha de pagamento do mainframe. Com isso, será possível desativar a Folha de Pagamento da alta plataforma, que rodava desde 1974, do início da PRODAM. Com o processamento da folha de pagamento dos pensionistas, realizado por meio do sistema SigPec, será possível maior agilidade e confiabilidade dos dados, podendo: * efetuar recálculos automáticos com base nas alterações cadastrais; * reajustes judiciais; * redução de prazos; * automação nos cálculos retroativos, mantendo o histórico por referência e competência de todos os pagamentos efetuados. Além de garantir conformidade a Legislação do E_Social e aderência a Legislação Municipal e Federal. Diversas áreas da Prodam integraram o projeto, como: equipe de Pessoas (NPE) e Gestão Previdenciária(NGP), da Gerência de Soluções e Sistemas 2(GDS-2) e a Gerência Relacionamento com o Cliente (GRC-4). Um total de 23 mil pensionistas serão atendidos e beneficiados pelo SigPec.
PRODAM entrega Hotsite do IPTU 2025
A Secretaria Municipal da Fazenda em parceria com a Prodam lança o novo Hotsite do IPTU 2025. Disponível desde quarta-feira (15) no endereço iptu2025.prefeitura.sp.gov.br, a página reúne todas as informações necessárias para os contribuintes sobre o imposto e foi desenvolvido para facilitar o acesso dos cidadãos às orientações relacionadas ao IPTU. Com o portal, os contribuintes podem consultar o calendário completo do imposto, o vencimento de suas parcelas, o valor total a ser pago e informações sobre a entrega de notificações. Ele também oferece direcionamento aos principais serviços online relacionados ao IPTU. Há uma página específica chamada "Explicando o IPTU" e outra que detalha os campos da cartela e os esclarece. Além disso, na seção de perguntas frequentes são abordadas questões recorrentes, como: “Meu imóvel era isento e agora não é mais. Por quê?”. Para garantir que o site seja inclusivo e funcional para todos os cidadãos, foram adotados os padrões de acessibilidade já presentes no site da Prefeitura. O layout foi projetado pelo time de UX da Secretaria da Fazenda, incorporando recursos como ajuste de zoom, contraste e descrições em todas as imagens, explica Douglas Bernardes de Souza, coordenador de processos da PRODAM. Além disso, ele é responsivo, ou seja, se adapta a dispositivos com diferentes resoluções, desde celulares mais antigos até os aparelhos modernos. O desenvolvimento exigiu a coordenação entre diversas áreas. “Foi essencial contar com a participação ativa da Secretaria Municipal da Fazenda, que foi a responsável pelo projeto. Essa colaboração assegurou que o cronograma fosse cumprido e que o resultado atendesse às expectativas”, afirmou Douglas. Uma das inovações do site é a integração de um chatbot desenvolvido pela Secretaria da Fazenda. O software permite, em tempo real, perguntas e respostas através da inteligência artificial (IA). Segundo Douglas, “a inclusão do chatbot foi um desafio, pois desenvolvemos uma solução personalizada para integrá-lo ao site”. A funcionalidade é um avanço na comunicação com os munícipes, auxiliando na resolução de dúvidas de maneira ágil e eficiente. O objetivo do Hot Site é oferecer segurança sobre o conteúdo fornecido, com a missão de modernizar o atendimento público e aprimorar a experiência do cidadão com a Prefeitura ao oferecer soluções tecnológicas a gestão pública. Acesse o site e confira todas as informações do IPTU 2025.
Sistema de Eleição inovador da Prodam garante transparência e segurança nas eleições do Conselho Participativo Municipal 2025-2026
A cidade de São Paulo celebra um marco nas eleições para o Conselho Participativo Municipal (CPM) 2025-2026, com a participação de 41.464 eleitores. Foram 608 vagas em disputa, com 2.148 candidatos registrados. No total, 591 pessoas foram eleitas, outras 1.190 ficaram como suplentes e 235 não obtiveram a maioria dos votos. As 17 vagas não preenchidas se referem as destinadas a imigrantes. A adesão superou a edição anterior de 2022, que registrou 574 candidaturas. As sedes administrativas das 32 Subprefeituras e unidades do Descomplica SP se transformaram em colégios eleitorais e, pela primeira vez, conselheiros que já cumpriram dois mandatos puderam se candidatar. As vagas em disputa são distribuídas em todas as subprefeituras. Inovação e Transparência no Processo Eleitoral A Prodam-SP desenvolveu uma plataforma segura e eficiente, que garantiu a transparência e integridade do pleito. A solução, que permite a apuração dos resultados seja realizada de forma imediata após o encerramento da votação, agiliza a transparência junto aos candidatos e eleitores. De acordo com Claudia Lacerda, da Gerência de Produtização e Inovação, a plataforma trouxe melhorias no processo eleitoral: “Com personalizações que atendem às necessidades específicas de cada eleição, a flexibilidade do sistema permitiu, por exemplo, ajustar os campos obrigatórios, cores e textos garantindo uma experiência mais fluída para candidatos e eleitores, além de uma comunicação eficiente entre os envolvidos”, declarou Claudia. A Prodam-SP implementou um Portal de Inscrição que se destacou pela praticidade e segurança, o que possibilitou o registro de candidaturas, upload de documentos obrigatórios e realização de todo o processo de forma online. “Criado para abranger todas as etapas do cadastramento, o portal tornou o processo mais acessível, garantindo a confiabilidade das informações e aumentando a transparência das eleições. Essa iniciativa também foi implementada em outras eleições, como a do COMAS. Para o dia da votação, a Prodam mobilizou uma equipe de 20 colaboradores, lotadas na sede e encarregados de organizar o processo e garantir uma comunicação eficaz e em tempo real com todos os locais de votação, tanto unidades do Descomplica como Subprefeituras. Além da plataforma, a Prodam também oferece serviços de consultoria e suporte especializado para acompanhar todas as etapas do processo eleitoral.
Alexandre Modonezi é o novo Diretor-presidente da PRODAM
Alexandre Modonezi assume hoje, 02/01, a liderança da PRODAM como novo diretor-presidente. Com uma sólida formação em Filosofia, especializada em Ética pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Modonezi inicia esta nova fase com mais de 20 anos de experiência no setor público. Sua carreira começou em 2006 como Coordenador de Administração e Finanças da Subprefeitura Vila Mariana, já demonstrando sua habilidade em gestão e finanças públicas. Ao longo dos anos, Modonezi galgou posições significativas, passando a Chefe de Gabinete em 2007 e logo após, sendo nomeado Subprefeito em 2008, função que exerceu até 2009. Nesse mesmo período, foi responsável pela Coordenadoria da Controladoria e Planejamento da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), destacando-se na implementação de práticas que melhoraram a eficiência administrativa. Sua experiência como Diretor Administrativo do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) entre 2009 e 2011 também foi crucial para o desenvolvimento de suas habilidades de liderança. A partir de 2011, Modonezi ampliou sua atuação ao integrar a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo como Chefe de Gabinete, além de coordenar a Unidade de Parceria Público-Privada do Governo do Estado até 2012. Ao retornar ao IPEM em 2013, assumiu a Superintendência, seguido de uma passagem como Diretor-Executivo na Fundação Procon-SP em 2014. De 2015 a 2016, atuou na Secretaria Municipal de Educação (SME), complementando sua vasta experiência na administração pública antes de assumir cargos subsequentes na Secretaria Municipal das Subprefeituras. Desde 2018, Modonezi liderava a Secretaria Municipal das Subprefeituras até aceitar o convite do Prefeito Ricardo Nunes para comandar a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Cidade de São Paulo (PRODAM). Em sua nomeação, o novo diretor-presidente expressou entusiasmo com o novo desafio e também destacou o legado de seu predecessor, Johann Dantas, agradecendo pelo trabalho excepcional realizado.
Prodam entrega primeira fase da reforma na Pedro Toledo
Na quinta-feira (19), a Prodam entregou o “Radar Prodam”, evento que marca a primeira fase da reforma do prédio Pedro Toledo. O encontro reuniu colaboradores, secretários municipais, a diretoria da empresa, o conselho administrativo, os gerentes e equipe da Diretoria de Infraestrutura (DIT) e simbolizou o início de uma nova era para a unidade da empresa. Composto pelo Centro de Monitoramento e Observabilidade, Centro de Operações de Segurança (SOC - Security Operations Center) e Centro de Gestão Operacional do Data Center, o Radar Prodam monitora em tempo real as aplicações utilizadas pelos clientes, gerencia a segurança digital de todas as soluções mantidas pela organização e faz a gestão operacional do Data Center Prodam. O Radar “nos permite ter clareza sobre onde podem surgir problemas eventuais, possibilitando uma ação proativa”, disse Johann Dantas, diretor-presidente da Prodam. A primeira fase da reforma trouxe melhorias significativas. O prédio passou por uma mudança estrutural. Segundo Johann Dantas, as intervenções envolveram modernização do prédio por completo. O projeto incluiu atualização da parte elétrica e de telecomunicações, adequação da iluminação e climatização dos ambientes internos, reforma de sanitários, copa, refeitório, almoxarifado, área de arquivos e espaços de trabalho. Todos os aperfeiçoamentos têm o objetivo de garantir modernidade, conforto, segurança e acessibilidade. Dantas destacou o impacto positivo para a cidade: “Quando falamos deste prédio, estamos falando de Educação, Fazenda, Saúde, de tudo que movimenta São Paulo”. Ele também enfatizou a importância das equipes que participaram do processo. “Quero agradecer ao Conselho e às equipes que conduziram a execução. Foram muitos esforços conjuntos” Da esquerda para a direita: Carolina Magnani, Gerente da GJA. Marcelo Takano, Reinaldo Alguz, Denise Ramos, Conselheiros de Administração. Mateus Marçal, Diretor da DIT. Elias Hadi, Diretor da DRM. Carlos Junior, Diretor da DAF. Luis Felipe Arellano, Presidente do Conselho de Administração. Johann Dantas, Presidente da Prodam. Marcello D’Angelo, Conselho de Administração. André Vasconcellos, Membro do Comitê de Auditoria Estatutária.
Prodam, CRT-SP e Prefeitura de SP firmam acordo para acesso ao sistema de aprovação de projetos
Com intermédio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a Prefeitura de São Paulo e o Conselho regional dos técnicos de São Paulo (CRT-SP) assinam acordo garantindo acesso para os técnicos aos sistemas produzidos e mantidos pela PRODAM para aprovação de projetos municipais. Esse acordo permitirá a promoção de equidade e a ampliação de participação do desenvolvimento urbano da cidade, além de tornar todo esse processo mais ágil e eficiente. A Prodam desempenhou um papel crucial na negociação dos formatos de comunicação com as entidades envolvidas para padronizar o formato dos dados relativos aos conselhos de classe, garantindo a integração com os diversos sistemas da prefeitura que dependem destas informações. O núcleo de licenciamento da Gerência de Soluções e Sistemas (GDS-3) esteve à frente deste projeto, mas contou com apoio da Gerência Executiva de Negócios GEN-3, Gerência de Engenharia de Sistemas Arquitetura de Sistemas GDE-NARQ, desenvolvimento GDE-NDA . De acordo com o colaborador Daniel Casellato Carnasciali, da Gerência de Desenvolvimento e Operações 3 e participante ativo no acordo, as melhorias promovidas pela PRODAM e Prefeitura de São Paulo, ao ampliar o acesso para profissionais técnicos, devem resultar em processos mais rápidos, menos burocráticos e mais transparentes, promovendo maior inclusão e eficiência. Ajudando ao processo de familiarização da plataforma, a Prodam disponibilizará ferramentas de auxílio aos técnicos da prefeitura para identificar os novos casos.
Prodam Marca Presença no Fortinet Executive Briefing Center
Entre os dias 13 e 15 de novembro, a equipe da Prodam participou do Fortinet – Executive Briefing Center (EBC), realizado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. O evento reuniu líderes de TI de todo o mundo para debater soluções inovadoras para os desafios de negócios no cenário atual. A Prodam foi representada por Carlos Alberto Silva, Assessor Especial da Presidência; Dalton Espindola, Gerente da Área de Segurança da Informação (DIT/GIT); e José Ricardo Vicente, Analista de TIC da DIT/GI. Juntos, participaram de três dias intensos de imersão em cibersegurança. O evento, promovido pela líder global em cibersegurança Fortinet, trouxe uma série de apresentações e demonstrações ao vivo das soluções mais avançadas da indústria, com foco em segurança de redes, proteção contra ameaças cibernéticas e firewalls de última geração. Os participantes puderam explorar, de forma personalizada, as inovações que estão moldando o futuro da segurança digital. Carlos Alberto Silva, Assessor Especial da Presidência, ressaltou a importância da participação da Prodam no evento: “O EBC proporcionou uma excelente oportunidade para discutirmos, com especialistas de renome mundial, as questões de segurança que impactam diretamente a Prodam. Foi o momento ideal para trocar conhecimentos sobre as tendências do setor, identificar desafios específicos e adotar as melhores práticas de segurança para nossa organização”.
SMDET assina acordo com Prodam e Microsoft
A cerimônia de assinatura de contrato do acordo entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Prodam e Microsoft ocorrida em 29 de outubro teve como objetivo promover uma transformação digital e unificar os sistemas dos programas e projetos da SMDET. O processo promete reduzir o tempo de adaptação para usuários internos e externos, melhorar a integração entre as aplicações e bases de dados, e usar recursos de forma mais eficiente. Isso resultará em menores custos e maior agilidade na entrega dos produtos, facilitando a implementação, solidificação das políticas públicas, empreendedorismo e qualificação. O Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional da TI da SMDET, Ricardo Olivatto destacou os benefícios para a população: 'Além de aumentar a agilidade nos atendimentos, o acompanhamento da jornada do cidadão permitirá um atendimento direcionado de acordo com as necessidades específicas dos munícipes, possibilitando melhores serviços e eliminando equívocos de processos manuais.' Uma equipe de gestão já está sendo montada envolvendo Prodam, SMDET e Microsoft para iniciar o mapeamento dos processos e desenvolvimento das aplicações. A Prodam participou ativamente do processo, assessorando e realizando o Pregão com a empresa vencedora Brasoftware que possibilitou a contratação da Microsoft para atender às demandas da SMDET na plataformização de aplicações e implantação de um CRM, automatizando processos e gerindo políticas públicas. A coordenadora de Relacionamento com Cliente 1, Vera Lúcia de Melo Santos, destacou os benefícios do acordo para a Prodam: 'Acreditamos que a Prodam terá mais visibilidade diante dos órgãos da prefeitura e outros clientes, por ser o facilitador desta transformação digital na SMDET, beneficiando seus usuários e melhorando o atendimento.
Prodam-SP mostra o potencial do GeoSampa em encontro com especialistas da Coreia do Sul
Solução chamou a atenção dos especialistas coreanos, atraídos por casos inovadores no campo do geoprocessamento
Padrão de excelência no atendimento em todas as regiões da capital paulista
Com consultoria Prodam e gerenciado pela Secretaria de Inovação e Tecnologia, foi concluída a implantação do Descomplica SP em todas as 32 subprefeituras da cidade de São Paulo. Programa agiliza a vida do cidadão que utiliza os serviços públicos