Compartilhar tecnologia é a chave da gestão pública
Isabel Paiva —
05/11/21 17:52

Para discutir a tecnologia como centro da gestão pública municipal e trocar experiências, a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) realizou evento on-line, na tarde desta quinta-feira (4), com a participação dos principais gestores públicos de tecnologia do país. A Prodam, representada pelo diretor-presidente Johann Dantas, compartilhou as principais iniciativas desenvolvidas pela empresa para a cidade de São Paulo.

O evento conduzido por Thiago Rangel, da Prodabel e secretário-executivo da Anciti, contou com convidados especialistas em tecnologia e gestão pública de diversas partes do Brasil, como Letícia Batistela, presidente da Procempa, Ronan  Damasco, diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft, Frederico Tostes,  country manager da Fortinet, Leandro Garcia, presidente da Prodabel, Bernard London, executive architect da Oracle, Cel. Alfredo Deak Jr, executivo da Google América Latina, além de Johann Dantas, também diretor de gestão da Anciti.

Bernardo Almeida, presidente da Emprel (Recife), ao abrir o evento destacou que a Anciti não foca sua atuação apenas nas capitais, mas em todos os municípios brasileiros. O papel da Anciti é de promover intercâmbio de conhecimento e melhores práticas em TI para aprimorar a qualidade de vida do cidadão. “A transformação digital é cada vez mais exigida do poder público e a escabilidade de nuvem é uma das possibilidades para cada município”, apontou.

Leticia Batistela, presidente da Procempa (Porto Alegre), ressaltou que a segurança da informação nunca foi tão importante como agora. E que o foco é em inteligência de dados para encontrar a melhor solução. “Estamos presentes em todas as fases da vida do cidadão, desde a gravidez com o agendamento de consultas, até a organização de leitos na cidade”, acrescentou.  

Democratizar e ao mesmo tempo aumentar o dinamismo dos processos foi o ponto abordado por Leandro Garcia, presidente da Prodabel (Belo Horizonte). “Apesar das dificuldades, a tecnologia está a serviço da política pública, e com ela é possível redesenhar projetos que já existem. Não é um processo fácil, mas compartilhando as informações, e se espelhando no que já deu certo, é possível encontrar atalhos”, indicou.

O country manager Frederico Tostes, da Fortinet, chamou a atenção para como o desenvolvimento de cidades inteligentes agrega valor para os cidadãos. “Com os riscos e dificuldades com a pandemia, diversas empresas iniciaram seu processo de migração para nuvem, e tenho certeza de que essa tendência deve atingir cada vez mais instituições”, afirmou.

Segundo avaliação de Tostes, nem todas as cidades possuem capacidade de investimento para introduzir tecnologias em seus projetos, mas a utilização da nuvem, por exemplo, pode ajudar no processo, barateando gastos, e possibilitando a utilização de inovações, independentemente do tamanho de cada município.

 “Serviços, equipamentos, carros e pessoas tudo deve estar conectado, gerando novas possibilidades e aumentando o engajamento. Mas é necessário dominar as inovações, para conseguir usufruir corretamente das informações compartilhadas”, apontou Bernard London, da Oracle, sobre os próximos passos para o futuro tecnológico.

Ronan Damasco, diretor nacional de tecnologia Microsoft, observou que a pandemia provocou uma aceleração digital, e que o desafio agora é ocupar todos os espaços, indicando que no processo a computação em nuvem é indispensável.

A necessidade de integrar os processos das cidades para torná-las inteligentes foi levantado pelo coronel Alfredo Deak Jr., executivo da Google. “Esse processo é importante, e sua proteção é fundamental, afinal a cada dia o número de ataques cibernéticos aumentam, e os hackers se tornam cada vez mais inteligentes e perigosos”, disse.

“Isso tudo é um pouco do nosso desafio, seja da prefeitura pequena ou da grande, e trocar ideias é fundamental”, disse Johann Dantas, diretor-presidente da Prodam, ao avaliar tudo o que foi discutido durante o evento. E apontou como a empresa vem atuando no gerenciamento, proteção e inovação na cidade de São Paulo. A plataforma desenvolvida pela empresa para o acolhimento mais rápido de pessoas em situação de rua em abrigos, durante as noites geladas do inverno, foi uma das soluções apresentadas.

Confira todos os temas discutidos durante o evento da Anciti.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana