Mais de 100 funcionários do futuro Descomplica SP em Campo Limpo recebem formação e capacitação
23/01/19 14:55

Começou dia 10 de janeiro a capacitação de mais de 120 funcionários da Prefeitura que farão parte da equipe de atendimento do Descomplica SP, na futura unidade do Campo Limpo, zona sul. A capacitação dura dois meses e termina em fevereiro.

O programa Descomplica SP é coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia com apoio técnico da Prodam e envolve onze secretarias.

O objetivo é descentralizar e, portanto, levar os serviços da Prefeitura de São Paulo mais perto das pessoas, promovendo a integração do atendimento ao cidadão. A primeira unidade foi inaugurada em São Miguel Paulista, na Zona Leste.

A partir da experiência do PoupaTempo, o Descomplica SP inova e estabelece um novo jeito de atender o cidadão.

Oferece à população mais de 350 serviços da Prefeitura integrando onze secretarias/órgãos municipais, além de órgãos de outras esferas de Governo, como o Detran.SP, Sabesp e os Correios.


Descomplica SP Digital

O programa tem como diferencial o Descomplica SP Digital cujo objetivo é oferecer serviços mais ágeis que possam ser realizados por meios digitais. No espaço do Descomplica SP Digital a população poderá conhecer, aprender e acessar os serviços eletrônicos, de forma independente ou tutoriada, respeitando os conceitos de cidadania digital.


Atendimento “Lado a Lado”

Uma das inovações do Descomplica SP é o chamado “atendimento lado a lado”. Durante o atendimento, as pessoas são convidadas a sentar-se ao lado do funcionário ou funcionária, e não mais frente a frente.

“Além de informações precisas e eficientes sobre os serviços, queremos que o servidor desenvolva parceria com o cidadão na solução dos seus problemas. O atendimento humano, lado a lado, é prioridade no Descomplica SP”, afirma Alessandra Garcia, da gerência de implantação do Descomplica.

“Trabalhamos para melhorar a vida do cidadão desburocratizando processos, atendendo com mais qualidade e integrando serviços para agilizar o tempo dele na relação com a Prefeitura e com a cidade”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Importante destacar que a unidade está preparada para atender pessoas com deficiência física ou sensorial e dispõe de acesso por rampas, piso tátil, atendimento em libras e instalações adaptadas ao conceito inclusivo, oferecendo segurança e autonomia para o cidadão.


Entre os serviços mais solicitados pela população estão:

Intermediação de mão de obra e encaminhamento para recolocação no mercado de trabalho via CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador
Solicitação de Bilhete Único para pessoa com deficiência
Emissão de Certificado de Dispensa de Incorporação e Alistamento Militar
Solicitação de Bilhete Único para idoso
Emissão de segunda via de IPTU, renegociações
Ativação do Seguro-desemprego
Emissão de Carteira de Trabalho

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