Tecnologia Prodam na apuração da eleição dos Conselhos Tutelares
Isabel Paiva —
04/10/23 00:51

Com a participação recorde de eleitores, a cidade de São Paulo elegeu os 260 conselheiros e seus suplentes para a gestão 2024-2028, no domingo, dia 1º de outubro. Foram 202.386 pessoas, o que representa 35% a mais do que na eleição de 2019. E a Prodam, pela segunda vez consecutiva, foi responsável pela apuração dos votos por meio de leitor de QR Code.

Conforme explica Paulo Rogério Tavares, gerente executivo de negócios da empresa, o sistema de eleições Prodam participou da parte de captura, controle e da contabilização dos votos a partir da leitura do QR Code em cada boletim de urna.

Organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a votação para os 52 conselhos tutelares ocorreu em 325 pontos na cidade e contou com 2.026 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Foram contabilizados 1.011.930 votos, somando válidos, brancos e nulos.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, elogiou e agradeceu o trabalho e o comprometimento da Prodam para a realização e apuração da eleição. “É uma segurança, uma confiança contar com toda essa estrutura montada pela Prodam. Além da preocupação com a transparência, com a padronização no processo todo”, destacou durante a apuração dos votos na Câmara Municipal.

A eleição para os conselhos tutelares envolveu cerca de 9 mil servidores municipais e estaduais. A apuração dos votos contou com a participação de profissionais de várias áreas da Prodam.

As secretárias executivas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CMDCA/SP) Lays Yuri Yamamoto e Michele Yu Wen Tjioe também reforçaram os agradecimentos à equipe Prodam. “Vocês foram excelentes. Estamos muito gratos e satisfeitos por termos chegado ao resultado esperado, após muito diálogo e alinhamento”, disse Lays, no que foi complementada por Michele. “Antes de mais nada, gostaria de agradecer imensamente o trabalho de ontem (1º), foi impecável!”.

Para Eduardo Amaro Bueno, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Prodam, a eleição do conselho tutelar de 2023 é uma conquista Prodam. “A Prodam vem suportando há muitos anos todas as eleições do munícipio, e isso propiciou fazer mais esta eleição. E isso é um sucesso da empresa. E o que a gente busca com esse sistema de eleição (um produto Prodam) não é uma mudança de sistema por uma questão tecnológica, mas é uma mudança de modelo de sustentabilidade para a empresa no futuro”, destacou.

Conselhos Tutelares

Os Conselhos Tutelares foram criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), instituído em 13 de julho de 1990. São órgãos autônomos e independentes, que têm como função a garantia e a proteção integral de crianças e adolescentes.

O papel dos Conselhos Tutelares na defesa dos direitos das crianças e adolescentes é imprescindível. Além de defendê-los de violações e maus tratos, é a conselheira ou o conselheiro tutelar que encaminha as necessidades de mães e outras pessoas responsáveis em busca de serviços públicos para crianças e adolescentes.

Veja aqui o resultado preliminar do Processo de Escolha Unificado de Membros do Conselho Tutelar da cidade de São Paulo. O resultado definitivo será publicado em 11 de outubro.

Veja também

Eleição unificada para os Conselhos Tutelares conta com solução Prodam

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana