Vacinação contra a influenza é prorrogada na cidade de São Paulo
Isabel Paiva —
01/06/23 10:26

Com o objetivo de atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a gripe, a Prefeitura de São Paulo prorrogou, por tempo indeterminado, a vacinação contra influenza para toda a população acima dos seis meses de idade.

A vacinação contra o vírus influenza acontece em todas as UBSs, com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados. Para localizar a UBS mais próxima de sua residência, a população conta com o Busca Saúde, plataforma desenvolvida pela Prodam em parceria com a Saúde.

Além da população em geral, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) chama atenção para a necessidade de os grupos prioritários vacinarem-se contra o vírus influenza. São eles: idosos com mais de 60 anos de idade, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde; profissionais da educação: pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso; profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas. Também foram incluídas no esquema vacinal contra a gripe as pessoas em situação de rua, que podem receber o imunizante mesmo na falta de documentos pessoais.

Imunização contra a Covid-19

A imunização contra a Covid-19 começa aos seis meses de idade, enquanto a primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.

No caso da Pfizer bivalente, o imunizante está disponível, como dose de reforço em dose única, para toda a população acima de 18 anos. A vacina bivalente é recomendada a quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.

Multivacinação infantil

A capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Acompanhe a vacinação acessando o Vacina Sampa.

Vacina contra a meningite

Vale observar ainda que, a Prefeitura estendeu temporariamente a imunização com a vacina meningocócica C conjugada (MenC) em dose de reforço única a dois novos públicos: trabalhadores da Educação e adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos. A vacina, que protege contra a meningite provocada pelo tipo C da bactéria Neisseria meningitidis, estará disponível até 31 de julho, ou o fim dos estoques.

“O objetivo é proteger esses públicos e reduzir o risco de infecção no ambiente escolar neste período de outono/inverno”, comenta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Mariana de Souza Araújo.

Mais informações, acesse a página da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana