Cadastro para "xepa" da vacina contra a covid-19
Matheus Fonseca —
01/07/21 00:13

Saiba como se candidatar e como encontrar a UBS mais próximas de você  

O calendário de vacinação segue avançando na cidade de São Paulo e novos grupos de pessoas foram incluídos nos públicos prioritários para receber a vacina contra a covid-19. Se você não está em nenhum desses grupos, existe a possibilidade de se vacinar antes por meio das doses remanescentes de vacinas, chamadas popularmente de “xepa da vacina”. Trata-se de doses que sobram em frascos abertos, mas não são aplicadas no público-alvo da campanha em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde.

Para evitar que uma dose viável seja descartada, a vacinação com doses remanescentes acontece diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que organizam listas de espera com o contato de pessoas elegíveis.

Desde 18 de junho, o cadastro de doses remanescentes da vacina foi ampliado para pessoas com mais de 18 anos de idade, mesmo sem comorbidades, e mulheres que amamentam. Antes, apenas pessoas acima dos 50 anos podiam se candidatar, além dos acadêmicos e estudantes em saúde fazendo estágio, independentemente do período de formação.

Conforme orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lactantes maiores de 18 anos com até dois anos de amamentação têm prioridade na lista de espera para doses remanescentes. Na sequência vem os acadêmicos e estudantes de saúde em estágio, independentemente do período de formação. Por último, são chamados aqueles com mais de 18 anos.

Como se candidatar

Quem integrar um dos grupos elegíveis para as doses remanescentes deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se candidatar à primeira dose. A unidade deve manter listas de espera com os usuários, residentes da cidade de São Paulo, elegíveis em sua área de abrangência: moradores, estudantes e quem trabalha na região da unidade (necessário apresentar documentação com endereço) com telefones para convocação deste público.

Com isso, o serviço de saúde colocará o nome do munícipe e o telefone de contato em uma lista de espera. Para receber a dose, será necessário, ainda, mostrar um comprovante de residência do munícipio de São Paulo. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, é preciso apresentar um comprovante de parentesco.

Cada unidade tem sua própria lista de espera. Dessa forma, é possível se candidatar em mais de um serviço de saúde do munícipio. Contudo, a Secretaria Municipal da Saúde alerta que a pessoa deve comparecer ao local o quanto antes quando a equipe do posto de vacinação entrar em contato com a convocação para receber a primeira dose do imunizante. Por isso, é bom dar preferência para a unidade mais próxima de sua residência.

Para conferir as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de sua residência, acesse o Busca Saúde, ferramenta desenvolvida pela Prodam para a SMS.

Serviço | Vacinação contra a covid-19 na capital

Todas as informações sobre a campanha de vacinação na cidade de São Paulo estão disponíveis na página Vacina Sampa. Acesse aqui!

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana