Novembro Azul foca conscientização da saúde masculina
Isabel Paiva —
09/11/22 08:00

Durante o Novembro Azul, a cidade de São Paulo foca em ações de conscientização para promover a saúde integral do homem. É preciso estar atento de como anda os cuidados para se manter hábitos saudáveis e garantir qualidade de vida.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência, como a verificação da pressão arterial, hemograma completo, dosagem da glicemia e do colesterol, testes de urina, atualização da carteira vacinal e verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC), além do exame da próstata.

De acordo com a Área Técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as doenças cardiovasculares acometem mais a saúde do público masculino do que os cânceres de próstata e testículos.

Entre as doenças cardiovasculares, neste ano (até setembro), foram atendidos nos equipamentos da rede municipal de saúde da capital, 81.643 pacientes do sexo masculino com doenças hipertensivas, 7.481 com doenças isquêmicas do coração e 4.192 com doenças cerebrovasculares. Em 2021, foram 83.962 pacientes do sexo masculino atendidos com doenças hipertensivas, 6.589 com doenças isquêmicas do coração e 4.226 com doenças cerebrovasculares.

Quanto ao câncer de próstata, em 2022 (até setembro), 1.412 pacientes foram atendidos na rede municipal, além de outros 105 com câncer de testículo. Em 2021, foram 1.427 pacientes atendidos com câncer de próstata e 153 com câncer de testículo.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Ao longo do ano, as UBSs são a porta de entrada preferencial para o atendimento do público do sexo masculino. Somente neste ano, até agosto, foram realizadas 5,3 milhões de consultas médicas básicas para essa população. Os serviços de saúde realizam também ações de prevenção ao câncer de próstata durante todo o ano, iniciando a investigação pelos sinais e sintomas, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou noite e sangue na urina.

Ao perceber esses sinais e sintomas, o homem deve procurar uma unidade de saúde para o acolhimento adequado e encaminhamento ao exame necessário. A população pode consultar a UBS mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde. Solução Prodam desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a ferramenta traz todos os serviços de saúde municipal.

Com informações da Secretaria Municipal da Saúde

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana