Prodam apresenta sua rede de dados GPON para a SMIT
Isabel Paiva —
06/05/21 11:45

Na segunda-feira (3), a equipe da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT), liderados pela coordenadora Sarah de Oliveira Alcantara Martins, visitou as instalações da nova sede da Prodam, para conhecer a tecnologia GPON instalada como rede de dados em todas as dependências da empresa.

GPON é uma tecnologia em fibra ótica passiva que diminui em pelo menos 80% da ocupação de dutos e economiza cerca de 30% do consumo elétrico dos equipamentos envolvidos, por não utilizar switches nem equipamentos para manter sua refrigeração e é ecologicamente correta.

Esta rede parte dos esforços da Prodam para a reforma da nova sede, utilizando as tecnologias mais modernas e compatíveis com o tipo de dependência e custo-benefício para a administração pública, assim como a reforma civil e os processos em andamento, como controle de acesso e monitoramento.

Sobre a tecnologia GPON

A tecnologia se baseia na conexão de vários clientes finais à central sem a necessidade de equipamentos ativos no caminho por meio da divisão de uma fibra em até 64 fibras óticas, com controle de banda entre essa divisão fornecendo mais velocidade a quem necessita, de maneira automática pelo protocolo, aumentando em 10 vezes a velocidade em comparação à da antiga sede da empresa.

Os elementos ativos deste tipo de rede são a OLT (equipamento central, onde todas as fibras são concentradas) e ONU (clientes finais, onde o sinal ótico é convertido em elétrico e é conectado aos computadores e telefones IP através de cabos UTP).

Outro ponto é que todos os ativos ONU são PoE (Power Over Ethernet) e fornecem energia para os telefones IP por meio dos cabos UTP, diminuindo a quantidade de pontos de energia nas mesas. Desta forma com um cabo de rede UTP (Unshielded Twisted Pair), se fornece conectividade para o telefone IP e estação de trabalho, diminuindo pela metade a infraestrutura necessária para esses equipamentos.

Na foto acima: Da esquerda para direita, o diretor de Infraestrutura Alexandre Gedanken, a coordenadora de CGTIC/SMIT Sarah de Oliveira Alcantara Martins, o gerente de Telecomunicações Mauricio Hanashiro e demais membros de CGTIC/SMIT em frente às OLTs da Prodam.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana