Ações e evolução de uma empresa com mais de 40 anos de experiência (2009-2012)

14/10/2020

Os últimos quatros anos mostram uma PRODAM com evolução histórica de crescimento e modernização. Cloud Computing, atualmente, é uma realidade na empresa, que está adotando todos os conceitos de computação em nuvem no seu Data Center para atender a demanda do governo municipal.

A mobilidade permite uma nova forma de interação com o usuário. A empresa já tem soluções desenvolvidas e implantadas utilizando estas novas oportunidades. As transformações são constantes e volumosas.

Desempenho econômico e gestão de recursos
A experiência de 41 anos de serviços prestados à cidade de São Paulo garante à PRODAM uma privilegiada visão corporativa e uma capacidade inigualável de integrar as várias iniciativas das diversas verticais de governo. A constante busca de alinhamento entre as necessidades de seus clientes e a evolução tecnológica, bem como, a efetividade das soluções implantadas resultaram em um expressivo crescimento do faturamento e da entrega dos serviços.

Projetos com soluções de gestão, inclusão e transparência

O pioneirismo da Prefeitura de São Paulo com relação à transparência na administração pública teve um marco importante em 2009, com o portal “De Olho nas Contas” que trazia informações como lista de servidores, salários, contratos e demonstrativos de responsabilidade fiscal. Em 2012, entrou no ar o novo Portal da Transparência com um leque maior de informações e navegabilidade mais ágil e visual mais moderno. Os dados passaram a ser publicados diariamente e agora conta com a possibilidade de filtros e exportação das informações para outros formatos, não só em PDF, como era inicialmente.

A implantação do programa “São Paulo Mais Fácil” agrupou vários serviços que visaram à desburocratização e facilitaram o relacionamento entre a Prefeitura e o munícipe. Dentre os serviços, destacam-se o “Sistema de Licenciamento Eletrônico de Atividades – SLEA”, o “Sistema de Licenciamento de Construções – SLC”, o “De Olho na Obra” e o “Micro Empreendedor Individual – MEI”.

O “Sistema de Licenciamento Eletrônico de Construção – SLC” oferece ao munícipe a possibilidade de obter um alvará para realização de obra na Cidade de São Paulo. O documento é emitido pela Internet sem intermediações. Em 2012, o programa foi ampliado, possibilitando a automatização completa do processo, desde a sua solicitação até a análise e a respectiva emissão do documento.

O “Sistema de Licenciamento Eletrônico de Atividades – SLEA” tem o objetivo de reduzir o prazo de licenciamento de atividades comerciais, no município, de maneira clara, fácil, rápida e sem intermediações. Desde 2009, já teve cerca de 290.000 acessos.

O “De Olho na Obra” disponibiliza ao munícipe informações sobre as construções e reformas em andamento na cidade. O sistema já teve cerca de 281.000 acessos.

O “Micro Empreendedor Individual – MEI” permite o licenciamento de atividades individuais, possibilitando ao pequeno empreendedor efetuar o recolhimento do INSS, dando-lhe segurança, garantias sociais e o reconhecimento de sua cidadania.

Outro programa desenvolvido pela PRODAM é o “Jovem Tec”. Lançado em julho de 2009, é um programa social de iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. O objetivo desse programa é capacitar jovens de 16 a 21 anos na área de tecnologia de informação e comunicação e inseri-los no mercado de trabalho. O programa promove aos alunos da rede pública estadual de ensino o aprendizado na área e estágio remunerado nas escolas municipais de ensino fundamental. Os cursos oferecidos pelo programa são coordenados pela PRODAM e tem foco na formação profissional. Através de seus parceiros, preparam os alunos para receber certificações reconhecidas pelo mercado. Os estágios são realizados nas unidades da Secretaria Municipal da Educação, colocando em prática a teoria adquirida na capacitação. Até o momento, o programa capacitou 1.548 jovens.

Demais ações da PRODAM que suportam as necessidades da Prefeitura:

• Implantação do Sistema Orçamentário e Financeiro – SOF, módulos – Planejamento, Execução Orçamentária, Financeira, Contratações e Contabilidade;

• Sistema de Bens Patrimoniais Móveis – BPM, implementadas as funcionalidades de integração com o SOF, incorporação de bens, controle de tramitação dos bens, inventário e contabilização;

• Sistema de Cadastro e Controle de Precatórios, sistema WEB para a PGM providenciar o cadastramento e controle de todos os precatórios da municipalidade;

• Sistema de Protesto Eletrônico, mais uma ferramenta para a PGM agilizar a cobrança dos débitos inscritos na Dívida Ativa Municipal;

• Implantação do Sistema para Inscrição, Ajuizamento, Cobrança e Controle das dívidas ativas geradas pelo Programa Simples Nacional – ferramenta disponibilizada para a SNJ/PGM, sendo que São Paulo foi o primeiro município do País a inscrever e iniciar a cobrança dos devedores do sistema Simples Nacional;

• Modernização da Infraestrutura de TI dos Hospitais e Autarquia Hospitalar Municipal proporcionando salto significativo na qualidade dos equipamentos e comunicação em TI;

• Aprimoramento dos sistemas que suportam as atividades de atendimento aos cidadãos pelos profissionais da Saúde:

o 2,4 milhões de receitas atendidas
o 4,9 milhões de medicamentos por mês
o 1,6 milhões de consultas realizadas por mês
o 16 milhões de consulta por ano

• Desenvolvimento do sistema para suporte às Ações de Vigilância em Saúde, o SIVISA Web, sistema de suporte às ações de gestão que visam garantir as condições de segurança sanitária da população desenvolvidas pela COVISA e com o SISCOZ AEDES, sistema de Apoio ao Processo de Controle e Prevenção da Dengue acumulando registro nos últimos 6 meses do total de 2 milhões de visitas;

• Implantação de sistema de confirmação dos exames agendados: envio de 60 mil torpedos;

• Foram realizadas as adequações no sistema ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis para atendimento a legislação do projeto Federal “Minha Casa Minha Vida”;

• Implementação de novas funcionalidades no sistema do ISS – Imposto Sobre Serviço e Nota Fiscal Eletrônica, visando o atendimento do Simples Nacional;

• Início do projeto SEFD – Sistema de Execuções Fiscais Digital de integração das Execuções Fiscais da Dívida Ativa do Município de São Paulo com o SAJ – Sistema de Automação da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo;

• Modernização do Sistema Municipal de Acompanhamento de Processos (SIMPROC) com a disponibilização na WEB;

• Reformulação e customização do sistema CENTS – Cadastro das Entidades do Terceiro Setor para que todas as Secretarias pudessem atender as determinações do Decreto Municipal 52.830 de 01/12/2011;

• Aprimoramento da ferramenta de prestação de contas e transparência na Governança Pública Municipal, alinhada aos princípios de Governo Aberto e ao Controle Social;

• Desenvolvimento de ferramenta para suportar a implantação da Lei de Acesso à Informação (e-SIC – Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), que possibilita ao cidadão solicitar, acompanhar e acessar informações de interesse público. Possibilita também o gerenciamento pela Administração Pública de todas as solicitações encaminhadas, com geração de relatórios quantitativos e qualitativos;

• Implementação de novas funcionalidades para adequação da legislação na Declaração Eletrônica de Serviços;

• Alteração do Sistema para permitir pagamento da GRCP – Guia de Recolhimento de Contribuição Previdenciária do Banco do Brasil;

• Para a NFS-e foi disponibilizada funcionalidade para atendimento a Gestão de Indébitos e inscrição na Divida Ativa;

• Implantação de controle de Compensação Previdenciária do IPREM no o envio de processos ao MPAS (Ministério Previdência e Assistência à Saúde), relatórios gerenciais, migração para versão WEB, atualização de dados de arquivos MPAS;

• Desenvolvimento e implementação do Sistema de Eleições de Conselheiros;

• Implementação do módulo para modalidade de cálculos, integração com e-Consig, cancelamento de pagamentos, relatórios gerenciais extra produção e DIRF;

• Iniciado o desenvolvimento dos projetos para projeto atualização cadastral imobiliária com integração de cartórios;

• A implantação da NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica na Nota Fiscal do tomador/intermediário, do processo de sorteio; Implantação de sistema de confirmação de geração de notas fiscais eletrônicas: envio de 60 mil torpedos por mês;

• Implantação do Sistema da Nota Fiscal na Prefeitura de Blumenau;

• Realizadas as alterações e cancelamentos do cadastro de Inscrição Municipal dos contribuintes no sistema Micro Empreendedor Individual com Inscrição Municipal;

• Implementação de novas funcionalidades para tratamento de novas unidades fiscalizadoras e código de prescrição, no sistema de Auto de Infração;

• Implantação e adequação do funcionamento para o sistema de Folha de Pensionistas: manutenção corretiva no cálculo de IR cheques retidos; Arquivos e relatórios de eleitores; auditoria idades; Geração de DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte; Pagamento proporcional de pensões no mês da maioridade; Reajuste e alteração no abono educação, de pensões da área da saúde, alteração no cálculo do abono educação e recuperação e disponibilização de informações históricas substituindo microfichas. Também a Folha foi parametrizada para automação de cálculos, reajustes de pagamentos e reestruturações de pensões;

• Disponibilização na internet: DIRF dos prestadores de serviço, Certidões Imobiliárias, Conclusão de Obra, Habite-se, Atualização Cadastral, Compensações Previdenciários do IPREM, Devolução Automática de Tributos.

• Implantação do “Sistema de Demanda de Educação Infantil” que aumentou a transparência na gestão da demanda infantil na Secretaria Municipal de Educação;

• Implementação de melhorias na operação de remoção de professores da rede municipal, possibilitando maior agilidade e confiabilidade no processo;

• Integração dos Cadastros Escolares (Município/Estado), permitindo melhorias no processo de matrícula efetuado pelas escolas municipais;

• Desenvolvimento do Sistema para a implantação da “Zona Máxima de Restrição de Fretados”;

• Aprimoramento do módulo de gerenciamento das vistorias efetuadas no sistema do “Programa de Inspeção Veicular”;

• Suporte ao recadastramento municipal dos programas “Bolsa Família” e “Renda Mínima”;

• Implantação da “Central de Zeladoria” na Secretaria Municipal de Subprefeituras – SMSP, possibilitando melhor gerenciamento nas atividades nas 31 Subprefeituras;

• Implantação do módulo de agenda e de produtividade dos fiscais das subprefeituras para melhorias no ”Sistema de Controle da Fiscalização – SCF”;

• Suporte ao processo de reestruturação da “Feira da Madrugada” na SMSP, permitindo a agilização do recadastramento dos permissionários;

• Disponibilização do acesso às folhas do Sistema Cartográfico Metropolitano do “Sistema Folhas do Mapa Digital da Cidade”, na Internet;

• Realização do site do “Programa Censo Inclusão” para o mapeamento do perfil das pessoas com mobilidade reduzida;

• Implantação do “Sistema de Gerenciamento da Fiscalização – SGF” que permite a modernização do processo de Fiscalização de Posturas Municipais pelas Subprefeituras;

• Implantação da “Sala de Situação do Gabinete do Prefeito” objetivando instrumentalizar o executivo para acompanhamento dos principais eventos da cidade.

Suporte, hospedagem, manutenção de todos os sistemas de informação das políticas públicas da Prefeitura

• Implantação de Nuvem Privada (Cloud Computing) de servidores, proporcionando maior escalabilidade, disponibilidade e facilidade de gerenciamento, além de economia de energia elétrica com 355 servidores virtuais;

• Videoconferência: temos em funcionamento 51 pontos de videoconferência;

• Atualização do parque de “No-breaks” e Geradores instalados nos Sites da PRODAM, aumentando a disponibilidade no funcionamento dos equipamentos dentro do Data Center, em caso de falha no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária;

• Implantação de solução de gerenciamento dos serviços críticos da PRODAM, minimizando o impacto, otimizando o monitoramento e o gerenciamento dos eventos, possibilita ações proativas baseadas nas métricas dos recursos de TI envolvidas e nas transações dos usuários;

• Implantações BI – Business Intelligence: Cardápio da Merenda; Censo Inclusão; MEI – Microempreendedor Individual; Previsão de Arrecadação do PPI (Programa de Parcelamento Incentivado); Implementação do “Mãe Paulistana”; Estatística Valet; Saldo de Estoque de Medicamentos; Painel sobre Dispensação de Medicamentos; SOF (Sistema de Orçamento e Finanças) – Receita e Despesa.

A infraestrutura que evolui para garantir resultados

• Adequação do site Pedro de Toledo para ser a contingência do site Barra Funda;

• Aquisição de hardware dedicado para segurança criptográfica avançada e gestão de chaves (HSM), o que preserva a segurança e garante a integridade dos documentos manipulados em meio digital;

• Construção de Sala de TI nas unidades hospitalares, o que possibilita um ambiente seguro;

• Contratação de Empresa para atendimento 1º nível para atendimento à PMSP;

• Ampliação, atualização e consolidação do ambiente corporativo de banco de dados Oracle – Licenças Software Oracle – consolidação do ambiente banco de dados corporativo Oracle e atendimento de novas demandas;

• Contratação do circuito de comunicação entre Barra Funda e Pedro de Toledo, o que permite maior disponibilidade entre os sites, mais agilidade na realização de backups e possibilita a comunicação entre os novos storage;

• Ampliação da capacidade de armazenamento para 660 TB alocados no site principal e de contingência;

• Contratação do Suporte Premier Microsoft;

• Criação do ambiente corporativo de Microsoft SQL;

• Implantação de Sistema de Gerenciamento de Data Center;

• Ampliação da solução de antivírus para garantir a segurança em um ambiente de computadores e servidores de toda PMSP contra softwares maliciosos;

• Ampliação das funcionalidades da solução de antispam corporativo que retém 94% das mensagens recebidas;

• Criação de infraestrutura para o envio de SMS (mensagem de texto por celular) através dos sistemas da Prefeitura.

2012

Por solicitação da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras (SMSP) e supervisão do Departamento de Aprovação de Edificações (Aprov) a PRODAM desenvolveu o Sistema de Gerenciamento da Fiscalização (SGF), que visa a automatização dos processos de fiscalização das posturas municipais – licenciamento de imóvel, lixo na rua, propaganda irregular, barulho após as 22 horas e construção de calçadas, por exemplo – por meio da utilização de tablets e mini-impressoras, possibilitando a atualização de 100% das posturas sem a utilização do bloco de multas, o que torna a informação e o gerenciamento da fiscalização mais transparente.