Um salto na informatização do município de São Paulo (2005-2008)

14/10/2020

No ano de 2005 a PRODAM gerenciou a informatização de 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Naquele ano o modelo ITIL somado a uma equipe competente resultou na informatização das 437 UBS.

Em junho do mesmo ano foi publicado no Diário Oficial do Município, um Decreto que estabeleceria mudanças em relação à questão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Prefeitura de São Paulo. A medida reposicionava a PRODAM estrategicamente como prestadora de serviços e integradora de soluções de TIC.

Ainda em 2005 a PRODAM desenvolve o Sistema de emissão de multas a veículos de outros estados, após a adesão do Estado de São Paulo ao Registro Nacional de Informações de Trânsito (Renaif), que reúne informações dos Detrans de Vários Estados.

Neste mesmo ano a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA) entrega o título de Empresa Amiga do Deficiente Visual Trabalhador à PRODAM por a empresa ter se envolvido no projeto “Desenvolvendo Talentos”, de capacitação profissional.

Em outubro a empresa assina um Protocolo de Intenções com a Intel para o desenvolvimento de uma prova de conceito de utilização da tecnologia WiMax (World Interoperability form Microwave Acces) na cidade de São Paulo.

Alguns dos sistemas que foram destaques nesse ano foram o GSS (Gestão de Sistamas de Saúde); Geoprocessamento; CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários); MediC (Medicamento Direto em Casa) e o Sistema de Cobrança do ITBI.

Em dezembro a PRODAM inicia a mudança da sede do Parque Ibirapuera para a Barra Funda.

No ano de 2006 a PRODAM desenvolveu um sistema que facilitou a votação para os representantes da sociedade civil do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que teve seu processo de apuração otimizado.

Neste ano o Service-Desk da PRODAM passou a atender a Secretaria da Saúde. A substituição do antigo conceito de Help-Desk para Service-Desk fez parte da adoção da metodologia ITIL, que traz uma nova visão no atendimento ao cliente buscando soluções imediatas aos problemas reportados pelos clientes.

A empresa recebe investimentos da Secretaria Municipal de Finanças para a modernização de seu Data Center. Investe-se, então, em toda a ambientação e espaço condizente ao “coração” da PRODAM, com equipamentos de última geração.

Em agosto a empresa moderniza o EOL, um sistema de gestão escolar que informatiza diversos processos da SME, como atribuição de aulas e matrículas de estudantes, entre outros. A primeira versão foi criada em 1998 e oferece, por meio de conceitos de TIC, meios mais adequados para que o Atendimento ao munícipe seja realizado com melhor qualidade.

A operação de transferência dos equipamentos do Data Center é concluída em outubro deste ano. Foram mais de 350 equipamentos deslocados. Em 2007 o Data Center da PRODAM recebeu 89 novos equipamentos e sua segurança foi reforçada pelos aparelhos NetWatch, Stratos e FM-200.

A PRODAM foi a grande campeã do “Prêmio Conip de Excelência 2007”, como melhor iniciativa de sucesso na categoria Serviços. Segundo informações da organização do evento à época, os jurados foram unânimes em premiar o projeto “Implantação da NF-e no Município de São Paulo”.

No segundo semestre de 2007 iniciou-se a migração das redes Frame Relay e ADSL para a tecnologia MPLS (Multiprotocol Label Switching) nas unidades das secretarias municipais de Saúde e Educação.

No final do ano a PRODAM conclui a informatização de 100% das mais de 600 unidades da rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em fevereiro de 2008 a PRODAM chega à marca de 1.033 links MPLS (Multiprotocol Label Switching) instalados.

Em julho é lançado o sistema De Olho na Obra, desenvolvido por profissionais da PRODAM, tendo por objetivo oferecer possibilidades para que o cidadão verifique se as obras estão sendo executadas na Cidade de São Paulo obedecem ou não à legislação vigente.

Em setembro deste mesmo ano, a PRODAM lança o SACRE (Sistema de Acreditação em Acessibilidade), sistema baseado nas diretrizes da norma técnica NBR 9050/04 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que define as regras de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

No final deste ano o Centro Cultural São Paulo (CCSP), um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país, foi a primeira instituição sob a administração municipal a disponibilizar ao público a tecnologia wi-fi, projeto desenvolvido pela PRODAM.