Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
O GeoSampa, mapa digital da cidade de São Paulo, conta agora com uma nova camada relacionada à acessibilidade, a da localização de todos os equipamentos públicos da capital em que o cidadão pode fazer uso da Central de Intermediação em Libras (CIL). Trata-se de um serviço que realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos, por videochamada, no atendimento em qualquer serviço público instalado na capital.
No total, são 285 Postos de Atendimento Presenciais (PAP-CIL) que incluem Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), Centro de Informação Turística (CIT), hospitais, subprefeituras e até bibliotecas.
A nova camada é resultado da parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), além da expertise da equipe de Geoprocessamento da Prodam.
A plataforma georreferenciada da capital conta ainda com a atualização da camada “Selo de Acessibilidade” que passou a se chamar “Selo de Acessibilidade Arquitetônica”, e mostra os 749 locais cujas edificações foram certificadas por serem acessíveis para pessoas com deficiência. O selo é concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).
Acesse as novas camadas
Para conferir as localizações dos PAP-CIL acesse o GeoSampa, vá ao menu do lado direito da tela, clique na camada “Acessibilidade” e selecione o botão “Central de Intermediação de Libras”.
Se quiser visualizar os locais com “Selo de Acessibilidade Arquitetônica”, basta seguir o mesmo caminho, abrindo a camada “Acessibilidade” e em seguida clicando em “Selo de Acessibilidade Arquitetônica".
Sobre o mapa digital
Desenvolvido em software livre pela Prodam, o GeoSampa reúne informações sobre os mais variados temas como localização de semáforos e pontos de iluminação pública, equipamentos públicos, dados sobre a população, croquis patrimoniais, e concessão da outorga onerosa do direito de construir.
Coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e com o apoio de vários órgãos para sua atualização, a plataforma georreferenciada apresenta cerca de 350 camadas que trazem as mais diversas informações e dados estatísticos sobre a metrópole.
De acordo com Carolina Bracco, gerente de Geoprocessamento da Prodam, a publicação da nova camada Central de Intermediação em Libras (CIL) fortalece o GeoSampa como grande publicador de dados abertos e georreferenciados da cidade de São Paulo.