Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
A partir do ano letivo de 2023, os estudantes que moram a 1,5 km da escola passarão a ser atendidos pelo Programa de Transporte Escolar Municipal Gratuito (TEG) da cidade de São Paulo. Atualmente, são atendidos os alunos cuja distância é de dois quilômetros.
Para garantir que as crianças atendidas cheguem às escolas de forma mais segura, o programa conta com o Escola Online (EOL), sistema desenvolvido e aprimorado pela Prodam, que possibilita o cálculo automático da distância entre a casa e a escola do aluno. Plataforma de gestão de educação, o EOL utiliza técnicas de georreferenciamento para identificar se o aluno atende aos critérios de distância entre a escola e a sua residência para o TEG.
Com a nova regra, a partir do ano que vem os estudantes que fizerem a rematrícula ou matrícula na Rede Municipal e estiverem dentro da regra do programa, serão acionados pela escola. Com a ampliação da distância, que beneficiará 75% de estudantes, a Prefeitura estima que serão atendidos na totalidade 103 mil bebês e crianças de 0 a 12 anos. O transporte é feito tanto para as aulas regulares quanto para as atividades oferecidas no contraturno, garantindo acesso e permanência das crianças à educação.
Hoje, respeitando a legislação em vigor, são contemplados mais de 81 mil estudantes de 0 a 12 anos. Destes, 29 mil moram, no mínimo, a dois quilômetros da unidade educacional. O restante são alunos com deficiência, doenças crônicas em que há indicação médica de necessidade de transporte para ir e voltar da escola, ou ainda, têm barreiras físicas no meio do trajeto.
Para atender a nova demanda, a Prefeitura irá credenciar novos veículos para o programa de transporte escolar. A expectativa é contratar aproximadamente até outros 1.000 novos veículos para fazer o transporte. Hoje a Prefeitura possui 2.975 carros cadastrados no programa.