Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Terça-feira, dia 9. No segundo dia do Conip 2009, o secretário adjunto de Modernização, Gestão e Desburocratização e diretor-presidente da PRODAM, João Octaviano Machado Neto, participou do painel “Cidade Digital” com a palestra "A Caminho de uma Cidade Digital: novos serviços ao cidadão".
O tema já havia sido amplamente debatido em outras ocasiões e ganhou destaque no evento assim como no conceito do estande da PRODAM. São Paulo é a cidade brasileira com maior número de serviços públicos disponíveis pela internet. Afinal, a finalidade da TI pública é atender ao cidadão, não apenas utilizar a tecnologia para processos internos, como lembrou o presidente do Instituto Conip, José Carlos Vaz na abertura do evento.
O objetivo de uma Cidade Digital é a prestação de serviços à distância, aprimorando os métodos e visando maior eficiência na execução dos serviços. A sua implantação é um processo complexo e dinâmico, que requer mudanças na estrutura e na forma de gestão, com o objetivo primário de atender toda a população, sendo acessível a todas as classes sociais, dando conhecimento e acesso. "O cidadão precisa conhecer a cidade em que ele vive. Ele necessita de uma retribuição de sua contribuição através da melhoria da qualidade dos serviços, e na melhoria de sua relação com a estrutura pública”, explica Octaviano.
Estuda-se o processo de inovação tecnológica desde a geração de idéias, à adoção e implementação da inovação pela prefeitura e o treinamento e gerenciamento do quadro funcional existente para atingir os objetivos. “Em parceria com a Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização está sendo buscado conteúdo para que se possa realizar ensino a distância, para treinar o funcionalismo público a lidar com essas novas tecnologias. Para se encaixar nesse novo modelo de relacionamento, ele precisa entender a nova estrutura do governo,” disse o palestrante.
“Os processo internos, se olharmos para os últimos dez anos, evoluíram muito. A prefeitura atualmente tem sistemas computacionais muito mais robustos, e terá daqui a dez anos sistemas mais competentes. Agora se isso ficar somente dentro da estrutura administrativa, não se cumpre o papel que é transferir ao cidadão esse ganho. Então esse processo de modernização, de transformar São Paulo em uma Cidade Digital, nada mais é do que transferir ao cidadão esse ganho, e é nesta linha que a PRODAM está inserida. É dentro desse contexto que a PRODAM está trabalhando e está se modernizando para poder se adaptar a essas novas demandas”, conclui o diretor-presidente.
Mesmo São Paulo estando à frente de diversas cidades no mundo e sendo uma referência em políticas relacionadas a tecnologia da informação, o Brasil ainda está com score 31 de competitividade, segundo o Benchmarking IT Index Conference. Ou seja, está inferior a todos os países da Europa e inferior também ao índice da Croácia, país que nem aparecia no índice de competitividade de 2007.
Diante desse fato, o país tem um grande desafio pela frente. Apesar disso, entre 2007 e 2008 o mercado cresceu 35%, ocupando o 12º lugar no ranking de produção de software. Entretanto, João Octaviano apontou uma tendência de crescimento médio de 8% a 10% ao ano no Brasil. Crescendo também na representatividade do PIB nacional.
Segundo ele, o crescimento operacional é uma tendência internacional, onde haverá um aumento da fragmentação do processo produtivo, intensificação da cooperação interindústria, desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços e subcontração da produção em países de menor custo produtivo.
Durante a apresentação, o diretor-presidente também expôs a visão de TI da Cidade de São Paulo, seus problemas, objetivos, metas e projetos, além dos sistemas que foram desenvolvidos e obtiveram grande êxito. Entre os problemas encontrados na cidade foram citados a falta e imprecisão nas informações para a fiscalização, baixo planejamento, erros de preenchimento manual de documentos, falta de transparência nos processos, processos burocráticos e morosos e a falta de informações para gestão, itens que também foram citados pelo secretário Rodrigo Garcia em sua palestra no dia anterior.
O palestrante colocou ainda, como objetivos a ampliação dos programas de software, maior agilidade no tratamento dos dados municipais, a marcação de consultas informatizada nos postos de saúde e uma central de matrículas na rede municipal de ensino.
Modernização da administração pública, universalização da comunicação, ativação da economia digital do município, redução de custos, agilidade nos processos, possibilidade de comunicação direta com órgãos municipais, são alguns dos benefícios que o projeto Cidade Digital trará à capital paulista.”Esse conjunto de benefícios fará a articulação com as outras soluções”, explicou João Octaviano. Sendo uma grande solução para as áreas de saúde, promoção social, segurança, educação, obras, planejamento entre outras áreas da sociedade.
Entre as conquistas expostas, João Octaviano citou a implantação do Wi-Fi no Centro Cultural São Paulo (CCSP) em novembro de 2008, que foi classificado com 4 estrelas pela Revista da Folha, e a Vitrine Digital dentro da Virada Cultural em maio deste ano, que disponibilizou acesso gratuito à rede durante as 24 horas do evento. E ainda, destacou os estudos que estão sendo realizados para a implantação da rede Wi-Fi nos parques do Ibirapuera, Chico Mendes e Raul Seixas.
PRODAM no Conip 2009
Cidade Digital foi o conceito utilizado no estande da PRODAM no Conip. O espaço de 20 m², possui quatro balcões com alguns dos sistemas desenvolvidos pela empresa, nas áreas de Saúde, Educação e Finanças, mostrando na prática os conceitos de Cidade Digital. Toda a comunicação visual criada foi dentro deste conceito. Grandes painéis com imagens de São Paulo exploravam o tema. Além do estande, a PRODAM oferece Wi-Fi com 4 megas de velocidade gratuito aos freqüentadores do evento, em um espaço nomeado de “Praça Digital”. Desta forma, a empresa promove a acessibilidade e dá continuidade a suas responsabilidades sociais.