Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
A estratégia de transformação digital da cidade de São Paulo, liderada e orientada por dados, tem como foco principal o entendimento que dados são pessoas e não números. Esta foi a temática de uma mesa estratégica durante a feira de cidades inteligentes Smart City Business, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio, na capital.
O gerente de comunicação e marketing da Prodam, Lucas Campagna, participou da mesa e falou sobre a importância de entendermos os dados como humanos e não como números, além de humanizar a análise. “A tecnologia lê comportamento, ou seja, um padrão de ações. O ser humano lê atitudes e valores, isto é, as razões ocultas por parte das ações. Precisamos filtrar os motivos por trás das atitudes das pessoas”, ressaltou.
A cidade de São Paulo está trabalhando para unificar sua base de dados, um projeto Cidadão 360. “Na primeira fase, com apenas seis secretarias integradas, são mais de 80 milhões de CPFs diferentes registrados. Para a Prefeitura de São Paulo, onde temos 12 milhões de habitantes, não são 80 milhões de números, mas de pessoas. Entendendo que são pessoas conseguimos atuar para entender o nosso cidadão e poder construir políticas públicas a partir dele”, acrescentou.
A mesa “Estratégias para transformação digital: lideranças orientadas a dados” foi um debate realizado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Inovação e Tecnologia da Frente Nacional dos Prefeitos (Fórum Inova Cidades) cujo propósito é fomentar um diálogo propositivo de estratégias eficazes das lideranças governamentais, através do uso de dados e insights experimentais, para formatar e informar decisões gerenciais em um mundo cada vez mais complexo e orientado por dados.