Diagnóstico e tratamento para tuberculose nas unidades de saúde da capital
Isabel Paiva —
23/11/21 15:39

Infecciosa e transmissível, a tuberculose é uma doença que afeta predominantemente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos. No Brasil, por ano, são notificados pelo menos 70 mil novos casos.

Atualmente, a tuberculose tem cura e a principal forma de prevenção é a vacina BCG, aplicada nos primeiros meses de vida dos bebês. O imunizante também está disponibilizado na campanha de multivacinação, que a capital realiza até o dia 30 de novembro para crianças e jovens de 0 a 15 anos.

Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com a ajuda do Busca Saúde, solução desenvolvida pela Prodam em parceria com Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A plataforma permite a localização de estabelecimentos ou serviços de Saúde da rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) mais próxima à residência da pessoa.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo, e a doença leva mais de um milhão de pessoas a óbito por ano. Para prevenção da doença, diagnóstico e tratamento são disponibilizados pelo Sistema Único da Saúde (SUS).

Sintomas e tratamento

A tosse intensa e prolongada é o principal sintoma da doença, mas também pode existir um emagrecimento sem motivo aparente, muito cansaço e fadiga, dores no corpo, febre baixa vespertina e sudorese noturna.

Em caso de surgimento destas manifestações, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima e solicitar o atendimento médico.

O diagnóstico é realizado por meio de testes, exames de análise e radiografia de tórax. Caso a tuberculose seja confirmada, o tratamento é feito com medicamentos. Vale ressaltar que o atendimento médico deve ser feito o mais rápido possível, tendo em vista que o diagnóstico tardio dificulta o combate à doença.

Com informações do Portal da Prefeitura

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana