Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Governo (SGM), Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Controladoria Geral do Município (CGM) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município (Prodam-SP), lançou, nesta quinta-feira (23), o Portal “Obras Abertas”.
Solução desenvolvida pela Prodam em parceria com as secretarias de Governo (SGM), Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e Controladoria Geral do Município (CGM), a nova ferramenta de transparência ativa disponibiliza informações detalhadas sobre as obras e contratos da administração municipal, possibilitando o controle social sobre as ações do poder público.
“Mais do que um marco, o portal coloca a cidade de São Paulo em um outro patamar. De transparência, dados abertos, o comprometimento que a cidade tem com as ações de fortalecimento de um governo muito mais amplo e aberto”, afirmou Johann Dantas, diretor-presidente da Prodam, que aproveitou para agradecer os cumprimentos pelo aniversário de 51 anos da empresa, completado no dia de hoje. “A tecnologia vem para facilitar a vida de todos, e espero que este portal cumpra isso na íntegra”, complementou.
O controlador geral do município Daniel Falcão ressaltou que o novo portal vem inaugurar uma nova etapa do processo de tornar a gestão municipal mais aberta e participativa.
Marcos Monteiro, secretário da Siurb, destacou a importância do trabalho intersecretarial realizado e afirmou que, “mais que uma ferramenta, o portal de Obras Abertas é uma filosofia de governo, além de ser uma importante ferramenta para a democratização da gestão”. Já o secretário de Governo Rubens Rizek, representando o prefeito Ricardo Nunes, enfatizou que o portal é um exemplo de transparência para a administração pública nacional.
Com a nova ferramenta, a população pode acessar informações detalhadas sobre as obras e contratos da administração municipal, atualizadas de maneira automática e periódica, e contando ainda com acesso à base de dados em formato aberto e com informações georreferenciadas, utilizando-se do GeoSampa para a referência espacial das obras.
Nesta primeira etapa, 37 contratos que constam na base de dados da Siurb foram cadastrados no portal. Dessa forma, a população já tem a sua disposição os dados de 48 obras. A princípio, o site será atualizado mensalmente, e a expectativa é que, em dezembro deste ano, 100% dos contratos da Siurb estejam cadastrados no portal. A partir daí, a atualização será diária.
O sistema possibilita, ainda, aplicar diversos filtros como: finalidade da obra, status, região da cidade, subprefeitura a que pertence, além de ser possível separar as construções de novos equipamentos das manutenções e inspeções.
Acesse o Portal Obras Abertas: http://obrasabertas.prefeitura.sp.gov.br/