Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Após sete dias de votação, a eleição dos 32 Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Culturas de Paz – Cades Regionais, para a gestão 2022-2024, foi encerrada com sucesso na tarde do domingo, dia 28 de novembro. A novidade desta eleição é que, diferentemente das edições anteriores de eleições da SVMA, a votação foi on-line. Além de ser responsável pela modernização do sistema de eleição do Verde – que viabilizou o aumento da participação dos eleitores, a Prodam fez parte da comissão para a realização da eleição do Cades.
“Com um sistema prático, fácil e eficaz, tivemos um processo eleitoral transparente e com importante comparecimento da sociedade na escolha de centenas de pessoas que defenderão a causa ambiental nos próximos dois anos. A participação social é fundamental para que sejam definidas e executadas ações em busca de uma São Paulo mais sustentável”, destacou Carlos Vasconcellos, secretário-adjunto da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e coordenador da comissão eleitoral.
Conforme ressaltou Carol Bracco, gerente de Geoprocessamento (GAG), sobre o processo da eleição, “foi um trabalho coletivo, colocando em conjunto diversas áreas, dispostas a atuarem juntas para alcançar o mesmo objetivo: inovar e entregar dentro do prazo o desafio trazido pelo cliente, deixando-o satisfeito com mais um sistema com DNA Prodam”.
O processo on-line garantiu a participação de mais de 9 mil eleitores, resultando em aproximadamente 27 mil votos. “As eleições anteriores eram presenciais, agora com o sistema modernizado, e todo ciclo da eleição (do cadastro à votação e apuração) pode ser feito de forma on-line, contribuiu para o aumento da participação de eleitores”, comentou Ronaldo Silva, da GAG.
Tendo desenvolvido em 2010 o suporte para a primeira eleição totalmente informatizada do Conselho Regional dos Parques, da SVMA, a Prodam foi adquirindo know-how a partir da adequação do sistema para outras eleições de conselhos municipais. O novo sistema contou com o apoio e incentivo do próprio cliente por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação, da SVMA.
Sobre o Cades
Os Cades Regionais foram criados em 2007 e têm como objetivo engajar a população por meio de seus representantes para discutir e formular propostas socioambientais junto às subprefeituras. Compete a cada uma delas, por meio de seu presidente que é o Subprefeito, conduzir as propostas e aconselhamentos. Cada conselho é representado por oito membros eleitos pela sociedade civil, oito membros indicados pelo poder público e os respectivos suplentes.
Nesta eleição foram escolhidos 256 conselheiros e seus respectivos suplentes para participar dos 32 Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Culturas de Paz – Cades Regionais, no biênio 2022-2024.
O resultado da votação pode ser conferido no site da SVMA.