Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
A evolução tecnológica e transformação da infraestrutura para o setor público foi o tema da quarta live, em comemoração aos 50 anos da Prodam, que aconteceu nesta segunda-feira (21). Conduzido pelo diretor de Infraestrutura e Tecnologia, Alexandre Gedanken, e sua equipe, o encontro trouxe ao público um pouco deste trabalho que conecta o setor público e impacta a vida de milhões de paulistanos. Além das inovações que devem chegar para o setor público nos próximos anos.
O diretor-presidente Johann Dantas, durante a abertura do evento lembrou de como a pandemia impôs grandes desafios e exigiu esforços de todos para garantir, principalmente, a continuidade dos serviços. “A Prodam, em tempo recorde, conseguiu operacionalizar acesso VPN e a plataforma colaborativa Teams, para cerca de 40 mil colaboradores da prefeitura de São Paulo, garantindo que os processos não parassem, os serviços continuassem sendo prestados”, observou.
Rodrigo Magalhães, gerente de infraestrutura, falou das iniciativas de modernização da infraestrutura para suportar novos serviços, da área de nuvem e o futuro da gestão de dados. Desde o ano passado, a empresa vem fazendo uma série de investimentos em várias frentes, como banco de dados, sistemas operacionais, servidores hiperconvergentes e solução VMware, plataforma de containers e nuvem privada, além da capacitação das equipes. “Para que essa evolução tecnológica traga para o usuário final uma experiência muito melhor”, destacou.
Maurício Hanashiro, gerente de telecomunicações, contou sobre as novas propostas para o setor público, como a tecnologia SD-WAN que inovou o quesito conexão no mercado, pois permite a conexão com mais de uma operadora, e meios físicos de forma automatizada e inteligente. Outra inovação citada por Maurício, é o GPON, “uma banda larga que chega por meio de fibra ótica em nossas casas”, explicou. Tecnologia permite chegar a até 64 estações de trabalho com um único par de fibra ótica, o que minimiza as obras necessárias para sua implementação.
Automação, mobilidade no atendimento do serviço público, monitoramento e proatividade. A evolução, implementação e a gestão desses processos ficaram por conta de Anderson Bispo, gerente de serviços, que apresentou ainda, os próximos passos para melhorar ainda mais todas as ferramentas. Já Yeso Amalfi Junior, gerente de operações, tratou, principalmente, sobre o suporte remoto sem barreira. Situação acelerada pela pandemia, a ideia é proporcionar um ambiente de teletrabalho eficiente, seguro, funcional, seguindo sempre as boas práticas.
Wagner Kanagusuko, gerente de segurança operacional de tecnologia, trouxe um olhar sobre os desafios da segurança da informação no pós-pandemia. Ataques de hackers, vírus e vazamentos de dados, tem crescido no mercado, e a Prodam busca proteger o ambiente da melhor forma possível garantindo a segurança em toda operação de TI, e se adequando para atender à LGPD.
Confira aqui, como foi a live desta segunda.