Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Pelo segundo ano consecutivo, a fila de espera para uma vaga em creche na cidade de São Paulo se mantém zerada. Levantamento de dezembro de 2021, mostram que 385.100 crianças entre 0 e 3 anos e 11 meses estão matriculadas na rede municipal.
Há oito anos, a fila de espera por uma vaga era de 170 mil crianças. Em 2019, 8.083 crianças aguardavam por uma vaga. Atualizações tecnológicas e aprimoramentos no sistema Escola OnLine (EOL), desenvolvido pela Prodam, contribuíram para reduzir, gradativamente, o tempo de espera, até ser zerada a fila no fim de 2020.
Em 2019, as regras para obtenção de vagas, passaram por algumas alterações, como por exemplo à localização das escolas próximas via georreferenciamento, que permite encaminhar a criança para a escola que tenha vagas, mais próxima de sua residência, e ainda em 2019, a possibilidade do cadastramento de um segundo endereço pelo sistema EOL.
Conforme ressalta Harry Roberts, coordenador da equipe de Educação, Esporte e Trabalho, da Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH), a Prodam atua em constante atualização buscando implementar melhorias no sistema para torná-lo melhor para atender as demandas da população, tanto dos funcionários das escolas e creches, quanto para os pais e alunos das instituições.
Além das mudanças no site e aplicativo do EOL, a redução no tempo de espera se deve às parcerias com 60 novas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), e pela ampliação dos equipamentos já existentes - Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) -, garantindo o atendimento a todas as famílias cadastradas.
Atualmente, existem 595 crianças aguardando por uma matrícula em creches específicas. Entretanto essa demanda ocorre por preferência dos responsáveis, mesmo com a oferta de vagas em outras unidades próximas ao endereço informado no portal EOL.
Como fazer a inscrição para uma vaga
O processo para uma vaga na Educação infantil, é todo feito pelo EOL. Primeiramente, o responsável inscreve a criança na demanda infantil em qualquer escola da rede ou pela internet em site disponibilizado pela SME.
Após a inscrição, o sistema identifica via geoprocessamento às escolas próximas do endereço do candidato cadastrado na plataforma. Uma rotina noturna classifica os candidatos seguindo regras específicas, inicia a procura por vagas disponíveis para a série em que a criança se enquadra, na escola mais próxima de sua residência.
Ao encontrar uma vaga, o sistema o encaminha para matrícula. Nesta fase, a escola deverá entrar em contato com o responsável para confirmar a matrícula na escola para a qual o sistema encaminhou a criança.