Hospitais exclusivos para Covid-19 contam com solução Prodam
Isabel Paiva —
24/03/21 11:57

Para ampliar o número de leitos no combate à Covid-19 na cidade de São Paulo, a Prefeitura converteu os hospitais Jabaquara e Itaquera para atendimento exclusivo aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Os dois hospitais contam com o Sistema de Gestão Hospitalar (SGH), implantado pela Prodam e Secretaria Municipal da Saúde, solução que possibilita - por meio do módulo internação - saber quem está em cada leito do hospital, quando recebe alta e todos os procedimento pelos quais a pessoa passou como diagnóstico e exames.

Ao todo, são 540 leitos disponíveis nestes dois hospitais. No Jabaquara serão 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 260 leitos de enfermaria. Em Itaquera 130 leitos de UTI e 50 de enfermaria.

A cidade dispõe, atualmente, de 27 hospitais municipais, sendo nove deles entregues à população durante a pandemia, como o Brigadeiro, Brasilândia, Bela Vista, Capela do Socorro, Guarapiranga, Sorocabana, Parelheiros, Santo Amaro e Cantareira.

Essas novas unidades ficarão definitivas para a cidade de São Paulo. Já no Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M'Boi Mirim), uma unidade anexa foi construída e 100 leitos foram incorporados à operação do hospital, e permanecerão após o fim da pandemia para uso dos moradores da região.

Atualmente, a cidade conta com 1.291 leitos de UTI, e 1.213 de enfermaria para Covid-19 e, a administração municipal. 19 AMAs, com atendimento das 7h às 19h, e quatro Hospitais Dia (M’ Boi Mirim 2, Vila Guilherme, Mooca e Flávio Giannotti), com acolhimento 24 horas, também iniciaram as atividades para liberar leitos para pacientes nas unidades de referência ao atendimento da Covid-19.

Sobre o SGH

O SGH (Sistema de Gestão Hospitalar) teve sua implantação iniciada pela Prodam em 2014 e está hoje implantado em 13 dos hospitais da rede hospitalar municipal da saúde. A solução está prevista para ser implantada também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O sistema – que já traz o prontuário eletrônico do paciente e conta com todos os benefícios de gestão e atendimento assistencial e administrativo ao hospital - é modular (pacientes, internação, ambulatório, pronto-socorro) e vai evoluindo com a implantação de novos módulos no decorrer do tempo.

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