Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Programação tem shows de grandes nomes da música brasileira e feira de afroempreendedores, além de palestras e debates
Em sua terceira edição, a Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que acontece de 18 a 21 de novembro, terá uma extensa programação. Serão quatro painéis de debate diários que dialogam e propõem uma reflexão sobre a cultura, a ancestralidade, os direitos, as várias formas de opressão sobre a população negra e a luta antirracista. O evento é gratuito e será realizado no Memorial da América Latina.
Sob o tema “Uma lei, muitas lutas”, o festival ao mesmo tempo celebra os 20 anos da lei 10.639/2003 e discute sua efetiva aplicação. A lei tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas, o que posteriormente foi ampliado para contemplar a temática indígena.
A Expo é uma das iniciativas da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME).
Um dos maiores eventos do Brasil e do mundo no enfrentamento do preconceito racial, a Expo já reuniu mais de 32 mil pessoas nas últimas edições, sem contar a participação do público on-line - todas as palestras e debates têm transmissão no YouTube. Em 2022, o evento abordou os 200 anos de luta da população negra; este ano, com um dia a mais de atividades, o tema é a luta via educação, pilar central de combate ao racismo.
Atividades multiculturais
O Memorial da América Latina é um centro cultural aberto ao público, com capacidade para 40 mil pessoas, ao lado do metrô Barra Funda. As palestras serão realizadas no auditório do Parlatino, que abriga também o Museu da Inclusão. Os shows de grandes nomes da música brasileira, feira de economia criativa e praça de alimentação ocorrem na área externa, ocupando cerca de 30 mil m². Confira a programação.
Serviço:
III Expo Internacional Dia da Consciência Negra
Quando: 18 a 21 de novembro
Horário: das 10h às 22h
Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.
Para cadastro e programação completa acesse: https://farolantirracista.sp.gov.br/
Com informações do Portal da Prefeitura