Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
O currículo on-line do Programa Inclusão Eficiente - PIE - foi criado pela PRODAM por meio de uma iniciativa das Secretarias Municipais do Trabalho e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O objetivo é inserir no mercado de trabalho paulistanos que apresentam algum tipo de deficiência.
Só no Banco de Dados do Cidadão, que registra mais de dois milhões de munícipes beneficiados pela Prefeitura, 58.649 declaram ser deficientes.
Desde 1991, a Lei de Cotas (8.213) obriga companhias com mais de cem funcionários a destinar parte das vagas a profissionais dessa natureza.
“Por conta da Lei, as empresas têm procurado esse tipo de mão-de-obra, mas têm dificuldade para encontrar”, segundo o gerente de Harry Walter Finger Roberts. O cadastro vem, então, diminuir essa carência.
O formulário do currículo deve ser preenchido por meio do site de uma das duas secretarias (www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho ou http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/) e, automaticamente, é enviado para o banco de dados do Centro de Apoio ao Trabalhador, vinculado à Secretaria do Trabalho.
Quem for efetuar a inscrição deve ter em mãos o laudo médico contendo o Código Internacional de Doenças (CID) e um documento de identificação.
O analista programador Gilbert Hikaru Mimura desenvolveu a página que entrou no ar no dia 21 de novembro. Para ele, o projeto é muito importante, pois atende à “necessidade de se unir duas pontes - o deficiente desempregado e as empresas interessadas em contratá-lo”.
De acordo com Gilbert, o link que contém o cadastro será divulgado em Organizações Não-Governamentais que prestam serviços a pessoas com deficiência.
Sidney Tobias, analista de sistemas e deficiente visual, testou e aprovou a acessibilidade do formulário eletrônico. “O currículo na Internet facilita a vida do trabalhador. Ele não precisa ir mais até a Secretaria para se cadastrar”, conclui.