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O cidadão que tem dúvidas sobre suas dívidas vencidas com a Prefeitura, não precisa mais se dirigir até as praças de atendimento do Departamento Fiscal para buscar informações sobre como proceder para efetuar pagamentos de forma mais simples e ágil. Agora, o contribuinte pode obter suas respostas sobre dívida ativa municipal interagindo com a assistente virtual Diva. Inovação tecnológica da Prefeitura, a solução foi desenvolvida pela Prodam para a Procuradoria Geral do Município.
Ainda em treinamento, o novo canal da Dívida Ativa tem cadastradas cerca de 400 perguntas e respostas mais recorrentes, e já trabalha no aperfeiçoamento na precisão das respostas, a partir da coleta das perguntas não respondidas. Utilizando uma biblioteca de Inteligência Artificial, o chatbot Diva foi desenvolvido em torno de quatro meses pela equipe técnica da Prodam.
Conforme explicou Julio Bueno, da Gerência de Desenvolvimento e Operações – Gestão Administrativa (GDA), a assistente virtual é um chatbot baseado em regras – que limita o seu vocabulário ao que foi definido -, produto de IA (Inteligência Artificial) capaz de manter uma conversa com o usuário em linguagem natural, mesmo que esta gire em torno de somente um assunto, que no caso é a dívida ativa municipal. Palavras como IPTU, ISS, PPI e ITBI podem ser digitadas em frases no chatbot. “A utilização de um chatbot passa uma relação mais próxima para o contribuinte do que simplesmente um FAQ, já que ele sente que está sendo atendido por alguém (mesmo que seja uma máquina)”, considera Júlio.
O desenvolvimento de uma solução complexa em curto prazo, com baixo custo e com tecnologias mais recentes utilizadas no mercado, que pode trazer ganhos para a para a Prefeitura de São Paulo com o maior pagamento das dívidas, expande as possibilidades da Prodam na oferta de novos produtos, tanto para a PGM quanto para outros órgãos da gestão municipal.
Além da GDA, que atuou na especificação, negociação e programação da solução, as equipes da Arquitetura da Fábrica de Software (GAE) e da Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia (DIT) foram responsáveis pelo versionamento e implantação do sistema em produção.
Para as dúvidas que ainda não integram o repertório da assistente virtual, a PGM indica o serviço Dívida Ativa, no portal SP 156, onde o cidadão pode encaminhar sua dúvida a um dos atendentes do Departamento Fiscal.