Inspira Sampa foi ponto de encontro internacional sobre tecnologia
Isabel Paiva —
09/11/23 13:40

A Prefeitura de São Paulo em parceria com a Hub Brussels, Agência de Desenvolvimento Econômico de Bruxelas, promoveu nesta terça-feira (7), no Inspira Sampa, hub de inovação da Prodam, encontro internacional sobre como a Tecnologia pode Potencializar a Inclusão Social.

Para discutir as ações, avaliar o que tem funcionado e qual deve ser a medida necessária para potencializar ainda mais a inclusão digital na sociedade, participaram da mesa-redonda o diretor da agência Hub Brussels no Brasil, Dieter Poleyn, a coordenadora de inclusão digital da Secretaria de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Sarah Alcântara Machado, e a diretora do programa WiFi Livre SP, Laís Hilário, que focaram no tema inclusão digital e o caminho do cidadão para alcance da inclusão social em São Paulo.

O diretor dos Telecentros Luiz Buccini falou sobre o letramento digital em São Paulo, e o diretor dos Fab Labs Raphael Rossato Caetano abordou a democratização da fabricação digital e casos de sucesso da rede Fab Lab Livre SP.  

Já Ibrahim Ouassari, fundador e CEO do Centro Molengeek de Bruxelas, apresentou questões e aberturas de diálogos sobre como a tecnologia pode melhorar a inclusão social. Luciano Gurgel, diretor executivo na Artemisia, abordou sobre como os negócios de impacto de inclusão digital têm colaborado com o tema da inclusão produtiva no Brasil. E Gustavo Glasser, fundador e CEO do Carambola, mostrou quais são os desafios e oportunidades da inclusão digital na sociedade brasileira.

evento internacional de tecnologia no Inspira Sampa

O diretor de Inovação da Prodam Carlos Ruas apresentou os cases de sucesso da empresa, além de mostrar como a empresa pública de tecnologia contribui com o processo de inclusão digital na cidade de São Paulo. Como o programa de capacitação digital da empresa, o Academia Digital, apresentado pela gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Prodam, Lucia Almeida.

Participaram ainda da mesa-redonda, a diretora da Brakus Bia Santos, o CEO da Resilia Educação Bruno Neves, a coordenadora pedagógica da Recode Romane Fortes, o coordenador da Incubadora tecnológica de cooperativas populares da USP Reinaldo Pacheco da Costa e o gerente de investimento da Artemisia Rodrigo Saad.

O encontro organizado pela Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e a Hub Brussels, contou com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Prodam.

Acesso à internet

Embora o Brasil, segundo o Censo do IBGE 2022, tenha mais de 90% da população com acesso à internet, por meio de algum dispositivo eletrônico, mais de 34 milhões de brasileiros nunca acessaram a rede e 87 milhões não conseguem se conectar todos os dias.

A ONU inclui em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 9) a redução da exclusão digital. Por isso, Bruxelas e São Paulo almejam criar iniciativas para facilitar o acesso, o uso e a qualidade da tecnologia. Para a Prefeitura de São Paulo, democratizar essa ferramenta e torná-la acessível é um grande passo para melhoria de vida das minorias com um futuro melhor.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana