Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Desde 16 de janeiro as Notificações de Lançamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) estão sendo distribuídas pelos Correios. Nesta primeira etapa, chamada Emissão Geral, cerca de dois milhões e oitocentos mil contribuintes receberão as correspondências.
Nas Notificações são disponibilizadas as informações utilizadas no cálculo do tributo, a primeira prestação do imposto e a parcela única, que dará o desconto de 6% para quem optar pelo pagamento à vista. Caso contrário, poderá ser efetuado em até 10 parcelas.
Os cidadãos isentos do imposto também receberão a Notificação de Lançamento. Porém, neste caso, ela não apresentará o valor referente ao pagamento. Constarão apenas os dados de cálculo do tributo.
De acordo com o edital do IPTU, as notificações de cobrança serão postadas conforme a data de vencimento do imposto. Assim, inicialmente, foram enviados os boletos cujas prestações ou parcela única vencerão em 1º de fevereiro. O cronograma de postagem tem o seu encerramento programado para o dia 13 do próximo mês, com a finalização dessa primeira fase.
O contribuinte que efetuou o recadastramento até 31 de outubro, pôde escolher o dia de vencimento para o pagamento do tributo, podendo assim, adequá-lo ao orçamento doméstico. Para os que não fizeram essa opção, a primeira parcela terá vencimento em 9 de fevereiro.
Neste ano, cerca de 22 mil imóveis serão beneficiados com desconto de até 50% no IPTU, medida proporcionada ao contribuinte pela emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Os créditos da NF-e foram contabilizados até o dia 31 de outubro de 2007. Os cidadãos tiveram até o final de novembro para indicar os imóveis nos quais desejavam utilizar o desconto. A partir de dezembro a PRODAM realizou a integração dos sistemas de IPTU e NF-e para gerar os abatimentos.
Antes da emissão
Para a realização dos trabalhos referentes ao IPTU, a PRODAM e a Secretaria de Finanças trabalharam em conjunto. Os preparativos para a emissão geral do IPTU tiveram início em setembro do ano passado. Durante esse período foram realizadas atualizações cadastrais e correções de índices entre outras rotinas.
O sistema utilizado para o desenvolvimento do IPTU foi criado em 1976 e desde essa época vem passando por modificações para se adequar às necessidades atuais. De acordo com a área responsável na empresa pelo trabalho, o sistema é formado por vários módulos e a geração das Notificações de Lançamento, além das parcelas mensais são apenas alguns produtos dele.
Terminais Eletrônicos
Visando facilitar o atendimento, terminais eletrônicos (totens) foram implantados pela Prefeitura. Esta é mais uma opção para que o contribuinte obtenha informações. O munícipe poderá escolher entre aguardar na fila ou fazer o auto-atendimento. As opções disponíveis da Internet serão gradativamente liberadas no auto-atendimento. A idéia inicial é disponibilizar todos serviços da Secretaria de Finanças. Com o tempo, ele poderá englobar outras secretarias do município.
Para outras informações referentes ao IPTU clique aqui