Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Lançado em julho de 2009, o programa Jovem Tec cumpre uma de suas principais metas: chegar a todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) da cidade de São Paulo. Importante ação social desenvolvida pela PRODAM, o programa de iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, alcançou em outubro de 2012 a última região da cidade, foi implantado na DRE Pirituba.
Com o objetivo de capacitar jovens de 16 a 21 anos na área de Tecnologia de Informação e Comunicação e inseri-los no mercado de trabalho, o programa Jovem Tec promove aos alunos da rede pública estadual de ensino o aprendizado na área e estágio remunerado nas escolas municipais de ensino fundamental. “Além de proporcionar a capacitação desses jovens, uma das premissas do programa é que haja proximidade entre o estágio e a residência ou a escola onde o aluno estuda”, explica a coordenadora do programa. Ao todo, 536 escolas de ensino fundamental estão envolvidas no programa.
Coordenado pela PRODAM, o programa tem duração de um ano e capacita os alunos, por meio de parcerias, nos cursos Aluno Monitor (Microsoft), Aluno Técnico (Intel) e IT Essential (Cisco). Os jovens selecionados para o programa recebem treinamento e conhecimento sobre redes, softwares, sistemas de comunicação, montagem e manutenção de computadores, com aulas inicialmente presenciais e depois por ensino a distância (EaD).
Até novembro de 2012, passaram pelo programa 3.428 jovens, sendo que destes, 1.891 foram contratados para estagiar na rede municipal.