Live sobre mulheres à frente da tecnologia acontecerá nesta terça (28)
Isabel Paiva —
23/03/23 11:29

Elas inspiram a inovação, a tecnologia e a transformação digital. Para comemorar o mês da mulher, o Inspira Sampa - Centro de Tecnologia e Inovação da Cidade de São Paulo, da Prodam-SP, promove um talk entre quatro mulheres destaques no setor de tecnologia, nesta terça-feira (28), a partir das 10 horas.

A live será transmitida pelo Teams e você pode acompanhar clicando aqui. O evento vai debater sobre desenvolvimento pessoal, carreira, desafios e conquistas das mulheres que atuam com tech. Além da inclusão e representatividade das profissionais no mercado de TIC.

Participam da talk a diretora de tecnologias digitais do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) Maria Cristina Domingues, a gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Prodam-SP Patrícia Bagattini Tupynambá, a coordenadora de Data Analytics da Prodam Viviane Lisboa e a coordenadora do Programa de Capacitação Mestre Diversidade Inclusiva (MDI) Samanta Lopes.

Mulheres à frente da tecnologia

O Inspira Sampa está celebrando o mês da mulher com uma live sobre mulheres à frente da tecnologia. A presença de mulheres na área de tecnologia é fundamental para trazer perspectivas diferentes e inovadoras para a indústria. A iniciativa é muito importante para discutir sobre desenvolvimento pessoal, carreira, desafios e conquistas das mulheres que atuam no setor de tecnologia, e contribuir para inspirar outras mulheres a seguirem carreiras na área e para que a indústria de tecnologia seja mais diversa e inclusiva.

As palestrantes convidadas para o evento têm experiências e trajetórias únicas e inspiradoras. Maria Cristina Domingues é mestre em engenharia da computação e diretora técnica da unidade de negócio de tecnologias digitais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, além de ser pesquisadora em vários projetos estruturantes com o Governo e com a Indústria. Viviane Lisboa é coordenadora do Núcleo de Data Analytics na Prodam e tem uma trajetória que começou na escola pública e se desenvolveu na área de BI. Samanta Lopes é coordenadora do Programa de Capacitação Mestre Diversidade Inclusiva e fundadora da Hub e Tech Produções. Patrícia Bagattini Tupynambá tem importante atuação em desenvolvimento de sistemas tributários e financeiros para a gestão pública.

A diversidade de experiências e perspectivas dessas mulheres é um grande exemplo de como a tecnologia pode ser uma área inclusiva para todos. É importante que a indústria continue a se esforçar para criar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso para que mais mulheres possam fazer parte dessa área e trazer inovações e perspectivas únicas.

Mais sobre as palestrantes convidadas

Maria Cristina Domingues
Mestre em Engenharia da Computação. Atualmente é Diretora Técnica da Unidade de Negócio de Tecnologias Digitais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. É conselheira da Fundação de Apoio ao IPT - FIPT e Gestora da Plataforma IAsmin, um Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para fomentar a Indústria 4.0. É pesquisadora do IPT atuando em vários projetos estruturantes com o Governo e com a Indústria, atuando principalmente nos seguintes temas: P&D&I, Inovação aberta, Desenvolvimento de Sistemas, Interação Humano Computador, Engenharia de Software, e-Gov, Sistemas de Gestão de Políticas Públicas, Sistemas Inteligentes de Transportes, Inteligência Artificial, Mobilidade e Logística, IoT.

Patrícia Bagattini Tupynambá
Bacharel em ciências da computação e MBA em gestão empresarial. Atua há 28 anos na área de tecnologia da informação, sendo 20 anos especializado em desenvolvimento de sistemas para a gestão pública. Gerente da Prodam de desenvolvimento e operação de sistemas tributários e financeiros para a Prefeitura de São Paulo, é responsável pelo desenvolvimento e internalização de sistemas de grande porte, como a implantação do sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Solução vencedora do Prêmio CONIP de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos na categoria Serviços. Tem ampla experiência em liderança de equipe, gestão de projetos, sustentação de sistemas e gestão de mudanças.

Viviane Lisboa
É coordenadora do Núcleo de Data Analytics da Prodam. É mãe de duas garotas (Melissa e Rebeca), casada com Henrique, corintianíssima e ama dançar. Foi estudante de escola pública (com muito orgulho!) da educação infantil à faculdade. A escolha pela TI foi um caso de amor, com idas e vindas, cuja paixão certeira foi a área de BI. Faz parte dessa equipe desde sua formação e o que as move são os desafios. De aprender, de construir, de entregar o melhor. Bem com os de todas as mulheres que se dedicam aos seus diversos papéis. Que motivam e apoiam aqueles que as cercam. Para ela, não à toa liderança é substantivo feminino. Na Prodam desde 2000, foi operadora de terminal, secretária, assistente administrativo, analista de BI e atualmente é coordenadora do núcleo Data Analytics. É formada pela FATEC São Paulo com pós em Gerenciamento de Banco de Dados (UNINOVE) e Ciência de Dados e Big Data (PUC Minas).

Samanta Lopes
É coordenadora do Programa de Capacitação Mestre Diversidade Inclusiva (MDI) e fundadora da Hub e Tech Produções.  É membro do Pacto das Pretas - Comitê Étnico Racial na Associação Pacto pela Equidade Racial. Pedagoga formada pela Faculdade do Educador (FEDUC) e bacharel em Publicidade e Propaganda pelo IP Mackenzie. Atua como educadora no segmento de empreendedorismo de impacto na ONG Projeto Arrastão, Instituto TechMail entre outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento do ecossistema sustentável da economia periférica em São Paulo. Desde 2014, atua em assessoria e mentorias nas áreas de estratégia, tecnologias web e negócios. Organizadora em diversas iniciativas voltadas ao protagonismo civil de inovação criativa como Startup Weekend, São Paulo Tech Week, Hackathons e Trilhas de Aprendizagem Criativa.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana