Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
O Portal Prodam está mais acessível e inclusivo. Desde terça-feira (2), o site conta com a inclusão de um tradutor virtual de Libras (Língua Brasileira de Sinais), facilitando o acesso para pessoas com deficiência auditiva. Trata-se do plugin Hand Talk, mãos que falam na tradução livre, um projeto tanto para a versão web quanto para dispositivos móveis que possibilita a inclusão social a deficientes auditivos. O recurso garante a inclusão social principalmente para aquelas pessoas que tiveram o processo de letramento comprometido pela deficiência, e foram alfabetizadas em Libras.
Desenvolvido por uma startup alagoana, a tecnologia assistiva traduz texto, som e imagem para a linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em tempo real. O plugin é muito intuitivo e fácil de utilizar. Há um guia inicial, na homepage do portal que mostra como utilizar o assistente, que se apresenta como Hugo. Criado em tecnologia 3D, o personagem é o interlocutor com os deficientes auditivos que fazem uso da tecnologia.
A iniciativa atende o Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo, na acessibilidade completa dos sites. A instalação do plugin no Portal Prodam é de responsabilidade da equipe de comunicação da empresa.
Vale observar que, a instalação do plugin se insere no que determina a Lei Brasileira de Inclusão, número 13.146, de 6 de julho de 2015, que aponta: “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”