Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
A população paulistana ganhou mais um hospital veterinário. Quarta unidade implantada na cidade, está em funcionamento desde o dia 1º de julho, na região do Butantã, na zona oeste. Com capacidade de realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês, o serviço é voltado à população de baixa renda, assistida por programas sociais.
Com serviços gratuitos e atendimento exclusivo aos munícipes da cidade de São Paulo, a capital tem outros três hospitais veterinários públicos localizados na região leste, norte e sul. Cada um desses hospitais conta com o Sistema de Informação e Controle de Animais Domésticos (SICAD), solução desenvolvida pela Prodam em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.
A aplicação ajuda a viabilizar o cadastramento de animais domésticos, registro de vacinação, castração, consulta e manutenção dos dados dos tutores e a emissão do RGA, espécie de carteira de identidade para animais de estimação, que conta atualmente com sua versão eletrônica.
A nova unidade
Por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, a nova unidade funciona na Universidade de São Paulo (USP). O hospital conta com salas de emergência, enfermagem, consultórios de atendimento para clínica médica e especialidades, além de centro cirúrgico, serviços de cardiologia, oncologia, oftalmologia e diagnóstico por imagem.
Diariamente são atendidos todos os casos de urgência e emergência. Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada. Há ainda as consultas de retorno, cirurgias (inclusive as programadas), tratamentos ambulatoriais, exames e internações, além de consultas em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
Para o atendimento, é necessário que o tutor do animal seja maior de 18 anos de idade, resida na capital e apresente os documentos obrigatórios em seu nome. Os endereços das unidades e a lista dos documentos necessários estão disponíveis aqui.
Com informações do Portal da Prefeitura