Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Quando as temperaturas atingem 13º ou menos é intensificada as abordagens às pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social. Trata-se da Operação Baixas Temperaturas, que teve as diretrizes divulgadas pela Prefeitura de São Paulo, para o período de 30 de abril a 30 de setembro deste ano.
Para apoio, planejamento e gerenciamento das ações de acolhimento, a operação conta com soluções Prodam desenvolvidas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS) como o SISRUA e o SISA.
Sistema de informação da situação de rua, o SISRUA permite o controle das abordagens e cadastro dos cidadãos em vulnerabilidade. O SISA, solução que vem sendo aprimorada pela Prodam, faz a gestão das vagas disponíveis nos Centros de Acolhida da cidade para onde são direcionadas essas pessoas. A tecnologia em uso possibilita que os técnicos da secretaria, em tempo real, encontrem vagas detalhadas, parametrizadas e monitorem o encaminhamento on-line dessa população vulnerável.
A SMADS possui, atualmente, 117 serviços de acolhimento com pernoite para as pessoas em situação de rua em toda a cidade, que totalizam mais de 16.500 mil vagas. Somente em hotéis, a Prefeitura ofertará, ao todo, 3.202 vagas. Deste total, 1.743 já estão disponíveis, 1.459 estão sendo contratadas.
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) são responsáveis pelas abordagens diárias ao longo do dia – inclusive, em pontos estratégicos da cidade - ofertando acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial da Prefeitura. No período da noite, as abordagens são realizadas pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).
A população também pode ajudar solicitando uma abordagem social por meio da Central 156. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. É importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está com número aproximado, além de características físicas da pessoa a ser abordada.