O impacto da tecnologia na vida das pessoas nas cidades
Isabel Paiva —
24/06/21 18:13

Live em comemoração aos 50 anos da empresa de tecnologia Prodam debate tecnologia voltada para as pessoas

A Prodam realizou nesta quarta-feira (23), dia do seu aniversário, a live “O impacto da tecnologia na vida das cidades”, fechando o ciclo de lives em comemoração aos 50 anos da empresa. Com a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do diretor-presidente Johann Dantas, do secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, de Maurício Pimentel, diretor de Inovação da Prodam, e dos debatedores, o jornalista especializado em TI Thássius Veloso, e de Luciano da Silveira Araújo, com 20 anos de experiência internacional em design e inovação, e passagem pelo MIT.

Johann Dantas, durante a abertura do encontro, destacou como a Prodam em parceria com a SMIT, busca permitir que sistemas e soluções sejam mais acessíveis à população, diminuam a burocracia e facilite ao empreendedor, abrir novas empresas no município, por exemplo.  “Um dos maiores desafios é modernizar os sistemas e colocar a tecnologia para ajudar a vida das pessoas”, observou.

O secretário Juan Quirós ressaltou que a Prodam é um parceiro estratégico importante para a prefeitura de São Paulo, e que tem auxiliado no trabalho de inclusão social, com diversos projetos tecnológicos, tais como o Descomplica SP e o Empreenda Fácil, além de agilizar a digitalização de diversos processos da prefeitura.

Ricardo Nunes, por sua vez, falou sobre os próximos passos da administração municipal, como buscar atender a necessidade de atendimento aos mais vulneráveis, a digitalização de todos os processos, melhorando os sistemas da prefeitura no atendimento população, com o olhar voltado, principalmente, aos mais carentes. E reforçou, “temos grandes desafios e não será possível vencê-los sem estar associado ao uso da tecnologia”.

Maurício Pimentel, que mediou o debate, disse que o objetivo é inovar, revendo as estratégias e planejamentos, e elaborar novas tecnologias para resolver os problemas da cidade. E para isso, “é fundamental para o futuro da Prodam, promover uma contaminação positiva, para inovação e criatividade na busca de soluções”, enfatizou.

Luciano Araujo, trouxe uma apresentação focada na reconstrução tecnológica das cidades. Segundo Luciano, a realidade é criar cenários a partir de dados coletados, utilizando a tecnologia para auxiliar no desenvolvimento planejado e orientado da metrópole, tornando-a uma “Smart City”.

O especialista em inovação, demonstrou também como São Paulo pode se tornar cada vez mais um polo tecnológico, atraindo novas startups e empresas que ajudem no desenvolvimento da cidade, permitindo o acesso à tecnologia para todos. Explorando ainda mais seus sistemas de hardware e software, se preparando assim para receber as novas empresas, a capital pode gerar novos empregos e tecnologias, que auxiliem a população.

O jornalista Thássius Veloso, que participou do encontro de forma remota, disse que 25% da população não tem acesso à internet, um dado preocupante, considerando que atualmente a máquina se tornou uma extensão do homem. Thássius trouxe ainda à reflexão que o mundo real e o mundo digital, deixaram de ser distintos e se chocaram se tornando um ambiente só atualmente. E que o próximo passo será a utilização do 5G para agilizar a conexão, aumentando a conectividade e expandindo a capacidade da internet.

Confira aqui como foi a live que discutiu o futuro das cidades.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana