Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as pessoas da importância da prática da doação de sangue, a Prodam em parceria com a Fundação Pró-Sangue promoveu um encontro com os colaboradores na manhã do dia 2 de maio, via teams.
Para dar início à campanha na empresa, Isis Moraes, da Pró-Sangue, em sua palestra “Programa Multiple Doe Sangue”, esclareceu algumas verdades e mitos repercutidos entre as pessoas sobre doação de sangue, que acabam refletindo na baixa adesão da população. “O primeiro deles, é de que doar sangue engorda ou emagrece a pessoa. É uma mentira contada há anos, sem nenhuma comprovação científica”, afirma. Outra informação equivocada é de que a doação de sangue pode ser viciante.
A verdade, de acordo com Isis, é que a doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta, que requer atenção particularmente do ponto de vista social, já que nem todos conseguem doar, por questões impeditivas. “É fundamental não somente abordar o tema, mas de fato ter a prática da doação inserida em seu cotidiano, como hábito familiar ou enraizado culturalmente em nossa sociedade”, ressalta.
Outra verdade que poucos sabem, é que existem duas categorias de doação distintas. A contribuição pode ser apenas com o sangue, ou então com a coleta de plaquetas. Esta última, chamada aférese consiste na retirada do sangue, separação dos componentes por meio de centrifugação, retenção de parte das plaquetas e retorno dos demais componentes do sangue para o doador. O procedimento beneficia especialmente pacientes em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, vítimas de trauma, dentre outros.
Vale lembrar que, durante a pandemia, os bancos de sangue tiveram uma queda abrupta no material que estocaram. “Por isso este é o momento de mobilizar amigos e familiares para que prestem essa solidariedade ao próximo. Nunca sabemos quando precisaremos de uma bolsa de sangue, e no Brasil a população não tem esse hábito enraizado. Ao todo, menos de 2% da nossa população, já doou sangue alguma vez na vida”, ressalta a palestrante.
Conforme observa Isis, por conta do baixo número de voluntários, a iniciativa da Prodam se torna extremamente importante, tanto no papel de disseminação do tema entre seus colaboradores, quanto em estimular a doação de sangue como campanha institucional. Os colaboradores interessados podem fazer seu agendamento e encontrar mais informações sobre a Pró-Sangue e postos de recolhimento pelo site da instituição: http://prosangue.sp.gov.br/home/