Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
A partir desta quarta-feira, 1º de setembro, começa a valer o Passaporte da Vacina, documento obrigatório que será solicitado para a entrada em grandes eventos e que comprova que você já tomou a vacina contra a covid-19. O recurso está disponível no aplicativo do e-saúdeSP.
A aplicação, implementada pela Secretaria Municipal da Saúde, está hospedada na Prodam. A apresentação do passaporte, que comprova que a pessoa tomou pelo menos uma dose da vacina, passa a ser obrigatória em São Paulo para entrar em eventos com mais de 500 pessoas. A iniciativa busca evitar a disseminação da covid-19 na cidade.
A comprovação da condição vacinal também poderá ser realizada pelo registro físico, mediante apresentação do comprovante de vacinação, ou de forma digital disponível nas plataformas VaciVida e ConectSUS.
Para obter o passaporte, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e digitar no campo de busca: e-saúdeSP. Baixe o aplicativo, aceite os termos de uso e faça o cadastro com o número de seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e crie uma senha. Um ícone no app direcionará para o QR Code com os dados da vacina.
Além do passaporte da vacina, o aplicativo pode ser usado por qualquer usuário do SUS para agilizar o atendimento nas unidades de saúde de São Paulo.
e-SaúdeSP
A Plataforma de Saúde Paulistana, e-saudeSP, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi criada para facilitar o acesso e o registro das informações de saúde do cidadão paulistano. A integração de vários sistemas da Saúde pela Prodam ajudou a viabilizar a plataforma.
Concebida para integrar e disponibilizar todas as informações de saúde envolvidas no atendimento SUS do âmbito municipal de São Paulo, o app possibilita que o cidadão registre diariamente seus dados de saúde, permitindo o monitoramento de informações de importância, como aferições de pressão e glicemia capilar, registro de peso, alergias e medicações de uso contínuo.
Além disso, o app reúne grande quantidade de informações úteis da saúde, como orientações oficiais da SMS, armazenamento do histórico clínico do paciente, e georreferenciamento para localização de unidades de saúde.
Em números
Lançada em agosto de 2020, a plataforma registra cerca de 611 mil usuários e acumula mais de 2,6 milhões de acessos. Com o Passaporte da Vacina, o e-saúde registrou apenas no dia 31 de agosto, 37 mil novos cadastros.