Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Na manhã do dia 7 de novembro, aconteceu na Casa da Imagem, o lançamento oficial do Portal de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura, projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) com apoio da PRODAM. Mais nova ferramenta de pesquisas de acervos públicos da cidade de São Paulo, no Portal é possível encontrar mais de 150 mil itens distribuídos em 16 diferentes coleções que vão desde obras de arte a fonogramas da Discoteca Oneyda Alvarenga.
A importância e o ineditismo desse portal para a cidade de São Paulo foi ressaltado pelo secretário Municipal de Cultura na abertura do evento, que contou com a presença do prefeito da cidade de São Paulo, do diretor-presidente da PRODAM, do diretor da Casa da Imagem e do subprefeito da Sé. “Todas essas informações em um único Portal, na Internet, para a apropriação do munícipe ou de qualquer pessoa, ou seja, o conhecimento pleno do acervo que compõe o âmbito cultural da cidade de São Paulo é inédito”, frisou o secretário.
O diretor-presidente da PRODAM parabenizou a Secretaria da Cultura e comentou sobre a complexidade do Portal. “Gostaria de parabenizar não só a Secretaria da Cultura, mas a todos que trabalharam, que estiveram envolvidos nesse projeto, tanto na parte técnica, no apoio, no desenvolvimento, como o pessoal que trabalhou com os sistemas. A complexidade dessa solução não aparece numa interface tão simples. Esse Portal reúne informações de vários formatos, de vários sistemas, de vários locais e consolida-se em um lugar que fica transparente para o usuário”, explicou.
Já o prefeito destacou o trabalho da Secretaria da Cultura e o apoio da PRODAM no desenvolvimento de projetos que modernizaram a cultura na cidade de São Paulo, como o Portal de Acervos do Município e a Biblioteca Mário de Andrade. Além disso, destacou que o Portal só vai trazer benefícios à população. “A implantação desse Portal aproxima a cidade e o país das nossas obras de arte”, disse. “Possibilita a todos acompanhar onde estão, oferecendo mais facilidade às visitações, principalmente para aqueles que querem ter um conhecimento mais aprofundado sobre a nossa história”, completou.
Além das mais de 40 mil imagens do Acervo Fotográfico da Casa da Imagem, no Portal de Acervos será possível consultar também 12 mil programas de espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo, e ainda, todo o seu acervo de figurinos; o acervo do Centro de Memória do Circo, sediado na Galeria Olido; catálogos de exposições de arte da Biblioteca Alfredo Volpi, vinculada ao Centro Cultural São Paulo, mais de 3 mil itens do Pavilhão das Culturas Brasileiras; o acervo de obras de arte em áreas públicas, pertencente ao Departamento do Patrimônio Histórico e que inclui, por exemplo, o Monumento às Bandeiras, um dos ícones paulistanos; itens da Missão de Pesquisas Folclóricas, mais de 70 mil fonogramas da Discoteca Oneyda Alvarenga poderão ser ouvidos na íntegra, entre outros.
O Portal do Acervo Cultural da Cidade de São Paulo pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.acervosdacidade.prefeitura.sp.gov.br.