Processo de modernização do SOF avança com expertise Prodam
Isabel Paiva —
15/03/23 16:15

A Prodam com a equipe da Fazenda está trabalhando na modernização do Sistema de Execução Orçamentária e Financeira (SOF), aplicação responsável por total controle orçamentário, financeiro e contábil da administração direta e indireta da Prefeitura de São Paulo.

Desde a elaboração do orçamento até a efetivação da contabilidade pública, o SOF assegura o gerenciamento adequado de todas as etapas, incluindo o controle de dados para o planejamento orçamentário, autorização e execução orçamentária, execução financeira e contabilidade, garantindo a entrega e prestação de contas aos órgãos municipais e federais. Para se ter uma ideia, somente em 2022, o sistema movimentou cerca de R$ 91 bilhões em recursos financeiros.

O projeto começou a ser implementado com o cliente em agosto de 2022, com a primeira entrega realizada pela Prodam em setembro passado. Nos primeiros seis meses do projeto, as entregas contemplaram a nova arquitetura do sistema com novo visual, melhorias na navegabilidade com implementação de responsividade e recursos de acessibilidade, além de melhorias na segurança de acesso.

Além disso, 66 funcionalidades foram migradas, uma nova funcionalidade foi adicionada para revisão de estimativas de receita orçamentária e um novo módulo para Convênios foi incorporado ao sistema. Atualmente, a equipe de Planejamento, Execução Orçamentaria e Financeira, da Gerência de Desenvolvimento e Operações 4 (GDO-4) está trabalhando na entrega prevista para março de 2023, o que inclui a integração com o E-Social.

Conforme observa Patrícia Tupynambá, gerente da GDO-4, “um ponto a destacar é o volume de acessos e número de usuários que o sistema tem no seu dia a dia, onde a modernização do SOF visa melhorar e dar mais consistência ao seu uso”. São quase oito mil usuários cadastrados no sistema, que integram 21 empresas executoras da administração direta, indireta, fundos e legislativo, além 12 empresas consolidadoras que efetuam a totalização de dados da execução para a prestação de contas juntos aos diversos órgãos (municipais e federais).

Com duração de 36 meses e entrega final prevista para agosto de 2025, vale destacar que a modernização do sistema traz aspectos importantes, como a evolução tecnológica, que permite a utilização de ferramentas e recursos mais avançados, a melhoria de desempenho e consistência, que impactam diretamente na eficiência do sistema, o aumento da produtividade, que garante um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a segurança no processo de versionamento, que evita erros e perda de dados, e melhoria na qualidade das entregas, que garantem a satisfação dos usuários e clientes.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana