Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Academia Digital, programa de capacitação digital, já atendeu mais de 650 jovens
Instituído pela Prodam-SP, empresa de tecnologia da Prefeitura de São Paulo, o programa “Academia Digital” teve sua ampliação estendida para duas novas unidades na zona norte, o Centro para Crianças e Adolescentes Belém (Parque Belém) e a unidade do SEFRAS (Ação Social Franciscana), no Jardim Peri Alto, instituições que atendem um público na faixa etária de 2 a 14 anos. O CCA Belém tem em média 140 alunos, de 2 a 14 anos, e o SEFRAS Peri atende em média 120 alunos de 2 a 14 anos.
Desde sua implantação, o projeto já atendeu mais de 650 jovens e a expectativa agora é de dobrar este número até 2024, uma vez que o projeto promove a inclusão digital, reduzindo a lacuna entre os que têm acesso à tecnologia e os que não têm. Parceira do programa, a Pastoral do Menor atende mais de 14 mil famílias, por meio das associações conveniadas. A meta do programa Academia Digital é poder alcançar todas essas famílias.
Com a colaboração dos parceiros Microsoft e Google, o programa disponibiliza cursos na modalidade educação à distância (EAD) para os alunos das instituições. O foco é colaborar com a formação digital dos alunos possibilitando sua formação intelectual de forma a viabilizar sua reinserção na sociedade e, ainda, capacitando-os para o mercado de trabalho.
Projeto-piloto no Henry Ford
O programa começou a ser estruturado em junho de 2022, em uma parceria com a Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo para levar cursos de capacitação digital, como: letramento digital, inovação, tecnologia e comportamento nas redes, para as organizações sociais ligadas à Pastoral do Menor e Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar).
O projeto-piloto para capacitação profissional começou no Centro de Formação Profissional Henry Ford, na zona leste da cidade, para atender inicialmente 320 adolescentes, jovens e adultos, com idades entre 15 e 59 anos.
A iniciativa socioeducativa está diretamente ligada a todas as ações de tecnologia do governo municipal para dar viabilidade aos serviços da cidade de São Paulo oferecidos à população.
Letramento digital
Um dos pilares do projeto é a trilha Letramento Digital, disponibilizada pela Microsoft. A proposta é que, além de uma troca de experiências, adolescentes e jovens aprendam a trabalhar com computadores, acesse informações on-line, comuniquem-se on-line, crie conteúdo digital, colabore e gerencie conteúdos digitais, além de aprenderem a navegar com segurança e responsabilidade.
Além do Letramento Digital, por meio de parceria com a Google, o projeto proporciona aos jovens uma trilha de empregabilidade, em que oferece treinamento prático em habilidades específicas, preparando-os para cargos em áreas como marketing digital, análise de dados e desenvolvimento web. E para as crianças mais novas, a partir dos 4 anos de idade, jogos educativos como o “Interland”, que de uma maneira bem lúdica, dinâmica e educativa ensina como navegar de forma segura no mundo digital.
Veja também
Prefeitura leva Academia Digital para mais duas unidades na Zona Norte