Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
O Inspira Sampa, hub de inovação da Prodam, e a Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie promoveram, de 2 a 4 de outubro, um hackathon no formato híbrido com os alunos da instituição.
Foram três dias de hackathon. Primeiro dia no Mackenzie para o briefing. Segundo dia, uma visita a sede da Prefeitura. Terceiro dia no Inspira Sampa com a apresentação das equipes no auditório Prefeito Bruno Covas e divulgação dos três primeiros colocados.
Os participantes foram desafiados a resolver um problema real que busca unir a inovação tecnológica ao setor turístico e cultural de São Paulo. Criar um sistema inteligente capaz de personalizar roteiros turísticos com base no perfil do usuário, considerando suas preferências, interesses e o período informado. Propor um aplicativo que sugira experiências autênticas da cidade de São Paulo, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Pátio do Colégio, Teatro Municipal e o Parque Ibirapuera.
A partir de um desafio prático, o hackathon buscou desenvolver habilidades de planejamento, ideação, prototipação, implementação e desenvolvimento pessoal dos participantes, integrando a utilização de soluções tecnológicas e inovadoras, com a promoção de soft skills e colaboração.
Em primeiro lugar ficou a equipe de Allan Antunes da Silva, Gabriel Kury Fonseca, Gabriel Shihao Chen Yin e Maiara de Sales Fagundes Rodrigues. No segundo lugar, o time formado por Rodrigo Vitor da Silva Ribeiro, Zhuyu Chen Su, Erika Borges Piaui e Gabriel Buonamici Agnoletto. E em terceiro lugar, a equipe Júlia Campolin de Oste, Guilherme Miranda Bertinato da Rocha, Nicolas Pinsdorf, Gustavo Luigi Chao Pinotti e Diego Lopes Bataglia.
A realização do hackathon é resultado da parceria Prodam e Mackenzie, formalizada em agosto de 2023, que visa impulsionar a pesquisa e a inovação tecnológica para elaborar desafios reais da cidade de São Paulo.
Participaram também do hackathon, que incluiu o projeto Todos pelo Centro, as secretarias de Turismo e da Casa Civil. Além de contar com o apoio da Fundação Theatro Municipal de São Paulo (FTMSP), e da visualfarm e Morumbi Shopping que forneceram ingressos para o Theatro Municipal e para a exposição “os mundos de Leonardo da Vinci” aos ganhadores do hackathon.