Prodam é nota máxima no ranking da transparência ativa
Isabel Paiva —
15/09/23 10:11

Reconhecimento reflete comprometimento da empresa com as boas práticas ESG: ambientais, sociais e de governança corporativa

Mais uma vez, a Prodam é nota 10 na avaliação da transparência ativa realizada pela Controladoria Geral do Município (CGM). No ranking divulgado nesta quinta-feira (14), a empresa mantém sua liderança, pela 7ª vez consecutiva, entre os cinco melhores desempenhos da administração indireta.

No ranking geral com os melhores desempenhos entre as diretas e indiretas, a Prodam está na terceira posição, antecedida pela CGM na primeira posição e Secretaria Municipal da Justiça, na segunda. Ao todo, foram avaliados os sites de 75 órgãos da administração direta e indireta. Destes, 59 órgãos e entidades municipais obtiveram a nota máxima da avaliação.

De acordo com a Controladoria, os resultados desta 15ª edição do ITA demonstram que 53% dos órgãos e entidades da administração direta e indireta alcançaram a nota máxima do indicador (10,00), ou seja, foram avaliados com o nível muito elevado de transparência dentro da escala do Indicador de Transparência Ativa (ITA). E 79% estão classificados no nível de “Elevada Transparência Ativa”, com notas entre 9,00 e 10,00.

A mensuração realizada pela CGM/SP, por meio da Diretoria de Transparência Ativa e Dados Abertos da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), aconteceu entre os dias 22 de maio e 30 de junho – com prazo de recurso até 7 de julho, quando foram analisados 51 itens presentes nos dados publicados pelos órgãos municipais nos Botões “Acesso à Informação” e “Participação Social” que receberam uma pontuação de 0 ou 10.

A transparência ativa na Prodam é coordenada pela Gerência de Comunicação Institucional (GPC) em parceria com a Gerência de Conformidade (GJO). E conta com a colaboração das gerências Jurídica – Administrativo (GJA), de Ouvidoria (GPO), de Planejamento e Controle Financeiro (GFP), Contabilidade e Administração de Pessoas (GFA), de Compras e Contratações (GFC) e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GFG).

O conjunto de dados da Prodam está acessível no site da empresa, nos campos Acesso à Informação e Participação Social.

Confira o Relatório do Índice de Transparência Ativa – Junho/2023.

Sobre o Índice de Transparência Ativa

Instituído em 2017, o Índice de Transparência Ativa compõe o Índice de Integridade e está na Meta 75 do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo. É um indicador criado com o objetivo de avaliar o nível de Transparência Ativa (disponibilização de dados de maneira ativa) dos portais institucionais dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Municipal, direta e indireta.

Seu objetivo é medir o alinhamento com os parâmetros previstos em lei (conformidade legal) e das recomendações internas da Controladoria Geral do Município (CGM) e Secretaria de Comunicação (SECOM), além do o grau de integração das informações disponibilizadas de maneira ativa.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana