Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Em mais uma etapa do processo de atualização do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências (SigPec), a Prodam migrou a folha de pagamento de pensionistas do Iprem para o SigPec, plataforma responsável por gerenciar toda a vida funcional dos servidores da administração municipal de São Paulo. Realizado com sucesso, o primeiro pagamento de pensões, via SigPec, ocorreu em janeiro de 2023.
O projeto para a implementação de adequações no sistema para gerir o pagamento das pensões por morte, de todos os ex-servidores da Prefeitura de São Paulo, do Iprem e outras empresas do município, vinculadas ao regime próprio de previdência municipal, teve início em maio de 2019, com a Prodam atuando como consultora e implementadora da iniciativa.
Por sua complexidade, a extração, carga, customização, parametrização e paralelos de folha foram divididos em 15 grupos, conforme as características da pensão: pensão de servidor ativo, inativo, com paridade, sem paridade, com vantagens básicas, com vantagens específicas, com ação judicial, dois cargos, Lei da pensão etc.
De acordo com a equipe de Gestão Previdenciária, da Gerência de Desenvolvimento e Operações 2 (GDO 2), cada grupo levou em média de 2 a 3 meses para conclusão, em um cronograma que abrange aproximadamente a realização de mil atividades, como as integrações com o SOF (Sistema Execução Orçamentária e Financeira) e o eSocial. Para desenvolvimento e execução do projeto participam ainda as equipes de Pessoas, da GDO 2, e das gerências de Desenvolvimento e Operações 4 (GDO 4) e Executiva de Negócios 4 (GEN 4).
Com a expansão do SigPec para atender o pagamento dos pensionistas, as implementações realizadas pela Prodam garantem maior agilidade e confiabilidade das informações, com um sistema totalmente parametrizado, recálculo automático, automação nos cálculos retroativos de pagamento de pensão e reajustes judiciais, redução de prazo e inconsistências na alimentação de dados e gestão centralizada do processo de pagamentos em uma única solução de tecnologia, dentre várias outras vantagens.
Modernização do SigPec
Implantando pela Secretaria Municipal de Gestão, em junho de 2008, o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências (SigPec) tem a Prodam como responsável pela customização, manutenção, atualização tecnológica e legal do projeto.
A adoção da ferramenta integrada proporcionou a simplificação de procedimentos e facilitou o acesso às informações tanto para o servidor quanto para a prefeitura. O SigPec faz parte dos sistemas estruturadores e estratégicos da administração pública, onde a coordenação, execução e suporte deverão ser centralizados, buscando a redução da ineficiência e a duplicidade de esforços em ambientes descentralizados e coordenação vertical.
Em janeiro de 2023 foram pagos cerca de 21 mil pensionistas pelo Sigpec. A próxima fase de projeto prevê a parametrização do sistema para atendimento das novas leis para as pensões concedidas a partir de março de 2022, que totalizam cerca de 300 pensionistas somente da Prefeitura de São Paulo. E a migração dos demais órgãos da administração indireta, com cerca de 700 pensionistas.