Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
O novo Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo foi lançado nesta quarta (10), em evento on-line. O projeto, realizado por meio da Controladoria Geral do Município em parceria com a Prodam, trouxe mudanças que atendem objetivos de transparência registrados no 2° Plano de Ação de Governo Aberto da Prefeitura.
Daniel Falcão, controlador geral do município, deu início à apresentação da nova plataforma e explicou os principais processos de mudanças como, o novo mecanismo de consulta, disponibilidade do código-fonte e utilização de plataformas abertas para futuras melhorias e expansão nos dados disponíveis. Todas as modificações foram realizadas em duas etapas, a primeira já está disponível por meio do link: http://www.transparencia.sp.gov.br/
Thulio de Oliveira, diretor de Transparência Ativa, da CGM, mostrou por meio de uma apresentação guiada, todo passo a passo das novas implementações. “Umas das principais implementações em questão de experiência do usuário, é navegação pelo menu superior. Vai ficar fixa em todo o portal concentrando todo o conteúdo, desde a área de orçamento até a de funcionalismo, permitindo que o munícipe transite em outras áreas com mais facilidade, além de uma barra de busca que funcionará de forma mais rápida e ágil. Agora o munícipe vai conseguir encontrar o conteúdo que deseja em poucos cliques”, explicou Thulio.
O evento virtual também contou com palestra sobre a importância de dados abertos, ministrada por Rudi Borrmann, diretor adjunto da Open Government Partnership (OGP). “Um princípio fundamental para trabalhar em governo aberto e construir uma administração mais participativa é melhorar as informações públicas não só divulgando-as, mas fazendo uma conexão com a sociedade. E isso é muito mais eficaz em um ambiente local”, enfatizou.
Rudi foi subsecretário de Inovação Pública e Governo Aberto no Gabinete do Governo da Argentina (2015 a 2019). Em 2018, presidiu a força-tarefa de Economia Digital durante a presidência do G30 na Argentina. Em 2012, fundou o Laboratório de Inovação de Buenos Aires, liderou o projeto de Governo Aberto da cidade.
Transformações
A nova plataforma uniu as principais páginas na parte superior do site, facilitando o acesso ao conteúdo desejado, e ainda possibilitou a integração de diversos portais e sistemas de transparência da prefeitura como o GeoSampa. Ganhou, em uma barra inferior, direcionamentos para o Portal SP156, e-Sic e Portal de Dados Abertos. Agora é permitida a junção de informações encontradas no Portal com o registro de denúncias e reclamações e pedidos de informações via Lei de Acesso à Informação (LAI) e planilhas de dados abertos.
A busca por conteúdos também ficou mais simples ágil, com a possibilidade de utilização de filtros para a pesquisa. “O novo portal tem o mérito de respeitar o histórico das informações hoje suportadas pelos sistemas legados e combinar com meios, técnicas e dados vindos de sistemas novos, criando um novo olhar sobre a disponibilização de informação para a cidadania, imprensa e órgãos de controle com a mesma facilidade e por meio do mesmo canal”, ressaltou Maurício Pimentel, gerente de Inovação, da Prodam.