Prodam-SP é case de sucesso na utilização de IA Generativa
22/03/24 10:42

Com a presença de líderes e especialistas na área de tecnologia, o Google Cloud GenAI Live + Labs 2024, realizado no dia 13 de março, no Teatro Bravos, em Pinheiros, trouxe muitas possibilidades para a expansão da IA Generativa.

A Prodam-SP, representada por Felipe de Oliveira, gerente de Engenharia de Sistemas, e Leonardo Sepúlveda da equipe de Qualidade e Testes da empresa, acompanhado pelo consultor Marcelo Parisi, do Google Cloud, apresentou para cerca de 600 profissionais de diversas empresas do setor público e privado, suas iniciativas pioneiras em IA generativa, impulsionadas pela parceria estratégica com o Google Cloud. A empresa se destacou entre os quatro casos de sucesso do uso de IA generativa em empresas parceiras apresentados durante o evento.

Em sua apresentação, Leonardo destacou como a IA generativa inicialmente apoiou a Prodam, através de experimentações e provas com ferramentas como Duet, Vertex e Gemini, identificando oportunidades para aumentar a capacidade e produtividade dos times de Engenharia de Software. Ideias foram validadas rapidamente, direcionando tempo e recursos de forma eficiente. Já na aplicação prática, destacou-se o uso do Duet no desenvolvimento e do Vertex na revisão de código, despertando interesse na equipe de Qualidade.

De acordo com o profissional, a IA foi aplicada em inspeções e revisões de documentação, confecção de planos de testes e automação de testes funcionais. Um produto interno desenvolvido com o Google integra modelos de texto e código do Vertex AI, facilitando revisões de documentação, criação de planos de teste e automação de testes funcionais. Felipe ressaltou os benefícios esperados, incluindo aumento da capacidade, produtividade e qualidade de entrega, além da possibilidade de aplicar processos de QA em produtos de equipes sem conhecimento especializado no assunto.

Produtos de IA da Prodam ganham destaque na mídia

Em matéria publicada pelo jornal O Globo, no domingo (17), os produtos de Inteligência Artificial da Prodam-SP, a linha Pronto (Reconhece Aí, Conversa Aí, Documenta Aí e Classifica Aí) ganharam destaque como referência de como a IA tem sido um marco significativo, impulsionando a eficiência, a inovação e a qualidade dos serviços oferecidos à população.

O CEO da Prodam Johann Dantas, e presidente da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras, falou sobre o impacto da IA na gestão pública e no desenvolvimento das cidades do futuro. 

Com foco nos investimentos das prefeituras municipais em IA para turbinar sistemas de atendimento que facilitam o acesso do cidadão aos serviços públicos, a matéria de O Globo (Prefeituras usam IA para conversar com cidadão) destaca que o uso de IA pela Prefeitura de São Paulo ganhou tração em 2022, após a criação do Inspira Sampa, hub de inovação da Prodam, em parceria com big techs e universidades como a Mackenzie.

E com a linha Pronto, lançada pela empresa em dezembro de 2023, que visa dar celeridade a processos e facilitar a prestação de serviços. Trata-se de um conjunto de soluções de IA que auxiliam em atividades como identificação, validação, classificação e preenchimento e classificação de documentos, formulários e relatórios, podendo ser usado também por empresas.

 

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana