Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Pelo terceiro ano consecutivo, a Prodam recebe o Selo de Igualdade Racial, um reconhecimento para empresas que possuem mais de 20% de pessoas negras, em seu quadro de colaboradoras e colaboradores. Além de ultrapassar a marca de 22%, a empresa vem consolidando cada vez mais ações afirmativas relacionadas à equidade racial.
A cerimônia de entrega do Selo ocorreu no Memorial da Inclusão, durante o encerramento da Expo Internacional Dia da Consciência Negra, na noite de 21 de novembro, na qual 70 instituições foram reconhecidas, sendo que 41 obtiveram a certificação pela primeira vez. Evento contou com a presença de Cristiane Domingues da Silva (de amarelo), da equipe de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, representando a Prodam.
O Selo de Igualdade Racial é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, visa incentivar a adoção de políticas afirmativas por meio de cotas no âmbito do trabalho, a promoção da igualdade étnico-racial e reparação histórica à população negra, a mitigação e eliminação gradual de atos discriminatórios e a igualdade material de oportunidades.
Para a secretária executiva de Promoção da Igualdade Racial Elisa Lucas Rodrigues, a iniciativa vem ampliando seu alcance e contribuindo para que empresas e organizações da sociedade civil tenham um olhar especial para a necessidade de inclusão da população negra no mercado de trabalho e ao mesmo tempo para o acesso a quadros de direção, uma vez que a população negra é maioria entre os brasileiros.
Em 2023, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da SMDHC, promoveu quatro atividades formativas com as instituições envolvidas no Selo Igualdade Racial 2022. “Durante o ano promovemos um trabalho de formação e de sensibilização, buscando ao mesmo tempo aprender com a experiência das empresas”, disse Elisa Rodrigues.
Evolução do programa
A cada ano, o número de empresas e organizações certificadas ou que renovaram o Selo de Igualdade Racial aumenta. Este ano, na terceira edição do programa, o número total foi de 70, entre certificadas e aquelas que renovaram a certificação. Na edição de 2022, foram 49 empresas. Já a primeira edição de 2021, o número de certificadas foi de 27 empresas e organizações.
Confira aqui quais as instituições e empresas certificadas na edição 2023 do Selo.
Com informações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania