Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Um novo mapa para conferir o processo de requalificação das calçadas na cidade de São Paulo está disponível no GeoSampa. Desde junho de 2019, a plataforma digital disponibiliza informações como área, largura e declividade de cada passeio público da capital. A novidade agora é que o paulistano poderá consultar as vias que tiveram o passeio requalificado descobrindo, inclusive, quando as obras foram concluídas.
O Portal GeoSampa segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE) e reúne dados georreferenciados sobre mais de 300 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques. O mapa digital da cidade, desenvolvido pela Prodam para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), conta com o apoio de diversos órgãos municipais.
Ampliação dos passeios
Entre 2019 e 2020 foram requalificados mais de 1,6 milhão de m² de calçadas e construídas 4 mil rampas de acesso em todo o município. A região que mais recebeu os serviços de restauração de calçadas foi a Zona Leste, com 790.913,12 m². Na sequência, aparecem as regiões Sul (372.893,87 m²), Norte (260.785,90 m²), Oeste (173.821,16 m²) e o Centro (53.398,47 m²).
Os locais foram definidos de acordo com o Plano Emergencial de Calçadas 2019 (PEC), e priorizou locais com grande fluxo de pedestres e perto de terminais de ônibus, ruas de comércio, escolas e hospitais. As readequações garantiram passeios com faixa livre exclusiva à circulação de pedestres sem desnível, vegetação e obstáculos que causam interferências.
Camada Calçadas
Para consultar os locais que tiveram o passeio requalificado, basta acessar o GeoSampa, clicar em “Sistema Viário”, dar um zoom no mapa e ativar a camada “Calçadas”. As vias requalificadas estão sinalizadas com a cor verde. Para obter informações sobre os passeios públicos é necessário apertar o botão “i” e clicar na calçada de interesse.