Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Pelo segundo ano consecutivo, a capital paulista fica em primeiro lugar no ranking geral do Connected Smart Cities 2021, como a cidade mais inteligente do Brasil.
Além de se destacar na conectividade – em que o estudo apontou velocidade média de 93,7 Mbps em banda larga e cobertura 4G para 99,8% da população – a cidade se sobressai na implementação de cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão, e agendamento on-line de consulta na rede pública de saúde. Inovações que refletem o apoio e atuação da Prodam nos processos tecnológicos da cidade.
Ciclovias, semáforos inteligentes, proximidade de aeroportos e facilidades no transporte público colocaram a cidade liderando o eixo Mobilidade e Acessibilidade, pela diversidade de modais existentes para a locomoção e por ser uma das primeiras a implementar o bilhete único no transporte público.
Por incentivar o uso de um modal considerado inteligente por ocupar menos espaço nas vias e reduzir as emissões de poluentes, as ciclovias com seus mais de 600 quilômetros de percurso total, se destacam na capital paulista. Por sinal, a malha cicloviária da cidade pode ser conferida na plataforma GeoSampa.
Sobre o estudo
O estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, avalia indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. A pesquisa envolveu todos os 677 municípios do país que possuem mais de 50 mil habitantes e avaliou 75 indicadores relacionados à inovação e aplicação prática de tecnologia nas cidades.