São Paulo, uma Cidade Digital
Isabel Paiva —
29/10/09 15:45

São Paulo é a cidade mais digital da América Latina. A classificação anunciada pela Motorola e a Convergência Research, na última semana de outubro, é resultado de um trabalho que se iniciou há mais de um ano e vem na esteira de uma série de prêmios e certificações que a cidade tem recebido e que busca consolidar todo um projeto que almeja transformá-la em uma Cidade Digital.

O estudo da Motorola e da consultoria argentina Convergência Research, que analisou o nível de digitalização de 150 cidades em 15 países da América Latina, levou em conta itens como infraestrutura, serviços, o compromisso assumido com a redução da desigualdade digital e o emprego de tecnologias de informação e comunicação entre os cidadãos, empresas e instituições públicas. São Paulo se destacou, principalmente, em governo eletrônico, os serviços disponibilizados ao cidadão pela internet e as aplicações de telessaúde e telessegurança.

Mas foi com referência à inclusão digital que a cidade foi recentemente premiada. Em outubro a PRODAM foi ao México receber o VI Prêmio Iberoamericano de Cidades Digitais na categoria e-Inclusão, concedido às melhores práticas de utilização tecnológica para a inclusão digital, pela Associação Iberoamericana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET), uma instituição privada sem fins lucrativos que engloba mais de 50 empresas operadoras de telecomunicação e TI da América Latina, Caribe e Espanha.

Durante o X Encontro Iberoamericano de Cidades Digitais, realizado nos dias 21 e 22 de outubro, a AHCIET premiou as cinco cidades que apresentaram os melhores projetos de TIC em benefício de seus cidadãos nas categorias: Cidade Metropolitana (mais de 750 mil habitantes), vencida pela cidade de Puebla, México; Cidade Média (entre 100 mil e 750 mil habitantes), vencida pela cidade de Nunoa, Chile; Cidade Pequena (menos de 100 mil habitantes), vencida pela cidade de San Isidro, Peru; Segurança Pública (a que faz melhor uso de TIC para melhorar esse segmento) vencida pela cidade de San Luis, Argentina; e, e-Inclusão, vencida pela cidade de São Paulo.

A premiação da cidade levou em conta, principalmente, três iniciativas que a Prefeitura de São Paulo vem realizando, desde 2005, com o apoio da PRODAM, e que promovem a inclusão digital no município, não somente à população de baixa renda, como também às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. São 318 Telecentros, com 1,5 milhão de usuários cadastrados, distribuídos por todas as regiões da cidade. O Selo de Acessibilidade concedido pela administração municipal aos sites que disponibilizam acessibilidade em sua navegabilidade para deficientes visuais. E por último, mais recente, o projeto Jovem Tec, que capacita jovens estudantes da rede estadual de ensino médio em tecnologia da informação e comunicação para o ingresso no mercado de trabalho.

Após receber o prêmio da AHCIET, São Paulo foi mais uma vez reconhecida por seu trabalho de inclusão digital. A Intel, maior fabricante de processadores, concedeu à cidade o Prêmio Excelência no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação e doou à Prefeitura de São Paulo 31 netbooks Classmate PCs.

A premiação, oficializada no dia 23 de outubro, ocorreu na Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização. O vice-presidente de Inclusão Digital, da Intel, John E. Davies, acompanhado de Mario A. Villalta, executivo responsável pelo setor de inclusão da Intel na América Latina foram recebidos pelo diretor-presidente da PRODAM e secretário adjunto de Modernização, Gestão e Desburocratrização João Octaviano Machado Neto, que juntos assinaram o convênio de doação dos netbooks.

De acordo com Davies, o objetivo do prêmio é identificar e contemplar boas práticas de governos locais que visam melhorar a vida de suas comunidades por meio de iniciativas de inclusão digital. “É importante que os países da América Latina tenham integração e colaboração, conectando as suas diferentes culturas. Fomentar a inclusão digital, por meio do uso da banda larga e melhorar a educação é um dos grandes interesses da Intel”.

Por sua vez, João Octaviano ressaltou que hoje, todas as escolas do município estão conectadas via MPLS e se está ampliando a capacidade de banda, o que depende da demanda de cada escola. Os netbooks recebidos serão utilizados no Centro de Capacitação Pedro de Toledo, da PRODAM, para o projeto de capacitação de professores e teste de novas ferramentas de ensino.

E por fim, a classificação de São Paulo no Ranking Motorola de Cidades Digitais em agosto, quando a cidade recebeu um certificado de participação, sendo reconhecida como um dos 25 municípios de maior nível de digitalização de sua administração.

ranking consiste em um estudo desenvolvido pela Convergência Research com o objetivo de revelar o avanço das Cidades Digitais na América Latina. Das 500 cidades inscritas, a consultoria selecionou as 25 cidades que obtiveram as pontuações mais altas, e São Paulo ficou em segundo lugar. A premiação ocorreu em Buenos Aires, Argentina, durante a 5ª edição de Cidades Digitais e Redes de Governo, realizada nos dias 18 e 19 de agosto.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana