Sistema de busca de Pessoas Desaparecidas pauta encontro na Prodam
Isabel Paiva —
05/07/22 00:33

Na última sexta-feira (01/07), a Prodam recebeu a visita de dois representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para troca de informações sobre a possibilidade de a Prodam vir a desenvolver uma solução de caráter totalmente social, focada, principalmente, na missão de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.

Os representantes da Secretaria, o diretor técnico Darko Hunter, uma das maiores autoridades no assunto, e Silvana Maiéski Barradas, especialista em políticas públicas, foram recebidos pelo presidente em exercício Antonio Celso Albuquerque, pelo gerente Paulo Rogério Tavares e pelo coordenador Cláudio Martins, ambos da Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH), área de negócios responsável pelo atendimento à SMDHC.

Após a exposição sobre o processo atual para a busca por pessoas desaparecidas, bem como de familiares em determinadas circunstâncias, foi possível ter uma visão ampla sobre como soluções em TIC são fundamentais, otimizando tempo, esforço e processos, e podem impulsionar os resultados das buscas.

A ideia principal seria a Prodam desenvolver uma solução de gestão centralizada, criando uma base de dados de pessoas desaparecidas com a integração do registro de pessoas desaparecidas da Secretaria de Segurança Pública – SSP/SP, por meio de interface com o banco de dados da SMDHC, que é a responsável pelo cadastro dessas informações.

Inicialmente, tem-se como premissa a perspectiva de cruzamentos dessas informações com dados dos cadastros de pessoas atendidas por programas sociais da Prefeitura de São Paulo, como os cadastros do SISA (sistema de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade), e de sistemas da Operação Trabalho, de Saúde e de Transportes, onde existe a possibilidade de se identificar pessoas que possam estar na condição de desaparecidos.

Atualmente, o SISA já tem algumas funcionalidades com esta finalidade, como a possibilidade de registrar que um cidadão está desaparecido e emitir alertas caso essa pessoa tenha algum registro de movimentação. A aplicação é utilizada por Darko Hunter como ferramenta auxiliar, sendo citado como referência para novas soluções.

Também foi levantada a possibilidade de se utilizar o login único proposto pelo sistema de Cadastros Unificados, em desenvolvimento pela Prodam, sob gestão da Secretaria Municipal de Governo.

Esta solução vem de encontro às premissas da administração atual de se criar sistemas que possam ser comercializados junto a outros municípios do Estado de São Paulo, pois a questão de busca por pessoas desaparecidas não se restringe ao município de São Paulo e poderia ter alcance nacional.

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